Na Praia da Tocha está aberto ao público um Espaço Bairrada, uma loja de vinhos dos mais reputados produtores desta região demarcada, que funciona durante os meses de julho e agosto, de segunda a domingo, das 11h às 19 horas, e que comercializa também outros produtos característicos do território bairradino, entre os quais doces, artesanato, azeite, vinagre, etc.

A abertura foi em 9 de julho, com a presença de Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, e Jorge Sampaio, presidente Associação Rota da Bairrada, entidade promotora da loja em instalações cedidas pela Associação de Bodyboard da Praia da Tocha, no âmbito de um protocolo celebrado para o efeito. Presentes estiveram também o vice-presidente da edilidade cantanhedense, Pedro Cardoso, o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, Fernando Pais Alves, o presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Pedro Soares, e a presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada, Célia Alves, entre outras entidades.

Lembrando “a condição do Município de Cantanhede como associado da Rota da Bairrada”, Helena Teodósio congratulou-se com “a abertura do Espaço Bairrada na Praia da Tocha durante a época balnear, o que, além de servir para comercializar e promover os vinhos e outros produtos da região associados ao enoturismo, constitui uma mais-valia para esta praia onde vale a pena passar férias, pela qualidade balnear, pela limpeza, pela sua atmosfera cativante, pela animação e pelos equipamentos de que dispõe, entre outros aspetos”.

Segundo a presidente da Câmara de Cantanhede, “a promoção turística deve ser desenvolvida numa perspetiva integrada, com base numa oferta devidamente estruturada em rede, e é isso que a Rota da Bairrada aqui está a fazer com a abertura deste espaço que ser mais um pólo de dinamização da Praia da Tocha e que tem condições para desempenhar um papel importante na divulgação dos fatores de atratividade do concelho e da região”.

Jorge Sampaio, presidente da Rota da Bairrada agradeceu ao Município de Cantanhede e à Associação de Bodyboard da Praia da Tocha “a oportunidade de a Bairrada estar mais forte com esta presença na Praia da Tocha”, salientando que “a missão da Rota da Bairrada é promover a região, o enoturismo e seus produtos endógenos, de modo a potenciar o desenvolvimento regional e apoiar a sustentabilidade do território”.

Concebidos com base num conceito destinado a evidenciar a identidade da região, os espaços Bairrada estão já implementados no Município de Anadia (Espaço Bairrada – Curia, sede da Rota da Bairrada) e no Município de Oliveira do Bairro, a que se juntam este Verão, em formato sazonal, os da Praia da Tocha e da Praia da Vagueira.

Quinzenalmente é apresentado um cartaz com prova de três vinhos/espumantes Bairrada, onde, de forma rotativa, o visitante pode fazer a degustação pelo valor de trêseuros, que poderão ser deduzidos em compras.

A Rota da Bairrada é uma associação sem fins lucrativos foi criada no final do 2006 com o objetivo de assegurar que a visita à região seja uma experiência marcante, propondo um leque variado de motivos para a descoberta do território através dos sentidos.

 

Fonte: Município de Cantanhede