É já amanhã, sábado, 7 de julho, que se realiza a sétima edição do “REFRESH – Espumantes Bairrada”. Este ano, o evento “muda-se” para a esplanada do Olaria, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro (edifício da antiga fábrica das telhas Campos), que recebe os convidados das 15h às 20 horas.

Entre brancos, rosés e tintos, os cerca de cem espumantes da região (certificados como Bairrada e IG Beira Atlântico) são apresentados e dados a provar pelos dezasseis produtores bairradinos: Adega de Cantanhede, António Marinha, Ataíde Semedo, Casa do Canto, Campolargo, Cave Central da Bairrada M&M, Caves Messias, Caves da Montanha, Caves Primavera, Caves São Domingos, Caves São João, Kompassus, Lusovini – Regateiro e Aplauso, Quinta do Ortigão, Rama & Selas e Sidónio Sousa.

Além da diversidade de espumantes postos à prova há espaço para a categoria “Baga Bairrada”, a iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola da Bairrada e lançada há precisamente três anos. O objetivo deste projeto consiste em incrementar valor à bebida rainha da região feitos a partir da casta-bandeira da Bairrada, a Baga, destacando-os num patamar de elevada qualidade, por forma a valorizar a própria região.

Sete é um número mágico, considerado por muitos como o número da perfeição. Porque esta é a 7.ª edição do ‘REFRESH’, a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) – entidade promotora do evento – quis dar-lhe uma nova dinâmica: mudou data e local. Elegeu assim o mês de julho (7) e, precisamente, o dia 7. Para além disso, leva o evento para novas paragens, viajando das margens do Mondego, em Coimbra, para Aveiro, à beira ria. Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, entidade promotora do evento, acredita que “é importante irmos percorrendo o território com este tipo de eventos, a fim de incutirmos em cada vez mais pessoas o espírito “Bairrada” e dar-lhes a conhecer o que, dentro de portas, fazemos de forma tão profissional e afamada.”.

A harmonização faz-se com muita música e sabores da Bairrada, entre doces e o famoso leitão. O acesso ao evento “REFRESH – Espumantes Bairrada – 2018” pode ser feito mediante a aquisição de um copo, vendido à entrada do evento, por dez euros, ou a apresentação de convite, que dá direito a cinco euros de desconto sobre o preço cobrado “à porta” da esplanada do Olaria, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. Os convites estão disponíveis nos espaços da Associação Rota da Bairrada, nas garrafeiras 5 Estrelas, Latina e PTWine, em Aveiro, e em restaurantes diversos. Os produtores presentes no evento também têm convites para oferecer.