A APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Anadia inaugurou, na tarde de ontem, 5 de julho, duas obras de requalificação: o Lar Residencial Emília Verdade Martins e o Centro de Formação Profissional para as áreas de restauração e hotelaria. O momento contou com a presença de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O dia foi de festa para a APPACDM, mas também para todos os parceiros da obra e amigos da instituição que já “carrega” vinte e oito anos de existência. “A criação de estruturas para dar resposta às necessidades são sempre a nossa prioridade. Estou muito orgulhosa!”, começou por dizer Maria Madalena Cerveira, presidente da direção da APPACDM de Anadia, enfatizando a “nova cara” dada a dois espaços da instituição. “Quando remodelamos uma casa, remodelamos as pessoas que vivem nela”, disse.

Já sobre o papel da instituição nos “clientes” que usufruem dos seus serviços, a dirigente não tem dúvidas: “Sabemos que os seres humanos apenas se realizam em comunidade”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

As obras, ontem inauguradas, contaram com o apoio do Lidl & Companhia (sessenta e um mil euros), da Câmara de Anadia (trinta e cinco mil euros) e da benemérita Emília Verdade Martins (quarenta mil euros). Foi aliás Emília Verdade Martins quem há trinta anos cedeu os terrenos onde hoje se localiza a instituição.

“Estar aqui lembra-me o dia em que o senhor Acácio Lucas (anterior dirigente da APPACDM de Anadia) escolheu este terreno para realizar um desejo seu. Era um terreno agreste, rodeado de pinheiros e sem grande acesso. Hoje é a obra que vocês vêm aqui!”, recordou a benemérita.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Presente esteve também Luís Vergueiro, do Lidl & Companhia, entidade cujo o apoio resultou de uma campanha intitulada “A promoção do bem”. “É uma enorme satisfação vermos esta obra realizada. No Lidl procuramos a responsabilidade social e este é, sem dúvida, um excelente exemplo disso”, referiu, garantindo: “Contem connosco porque vamos fazer mais parcerias”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, apelou “à felicidade”, nos espaços renovados. “O Município sempre esteve presente e agora não foi diferente. É para nós uma grande satisfação ver todo este trabalho”, declarou a autarca, desejando “um bom trabalho a todos”. “As condições são cada vez melhores! Sejam felizes porque vocês merecem!”, concluiu.

Ana Sofia Antunes representou o Governo na inauguração desta quinta-feira. “Aqui os espaços são funcionais e as pessoas podem ser formadas e, posteriormente, inseridas no mercado de trabalho”, enalteceu a secretária de Estado, admitindo “haver falta de incentivos para a colocação, no mercado de trabalho, de pessoas com deficiência”. “A taxa de desemprego na pessoa com deficiência resulta muito da falta de medidas efetivas de incentivo”, lamentou.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Desejando “felicidade para os residentes” da instituição, Ana Sofia Antunes espera que “por este espaço possam passar muitos futuros profissionais”, até porque, defendeu, “se não fossem os utentes não fazia sentido estar aqui ninguém hoje”.

Para além da renovada residência, a APPACDM de Anadia conta agora com “um verdadeiro” Centro de Formação Profissional. “Já tínhamos os cursos práticos de carpintaria e agricultura, agora acrescentamos bar, restaurante e quartos de hotel”, explicou, ao «Bairrada Informação», Maria Madalena Cerveira, adiantando ainda que as formações dão resposta aos utentes da instituição, mas “também a alunos dos Agrupamentos de Escolas de Anadia e da Mealhada”.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias, de José Moura, em https://www.facebook.com/bairradainformacao/