A comunidade educativa da Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada, em Anadia, está a organizar um evento solidário, a reverter a favor dos Bombeiros Voluntários do concelho, que já conta com perto de duas mil inscrições. O passeio noturno, que se realiza no próximo sábado, vai ficar marcado pela luminosidade criada nas ruas da cidade, a partir de neon e luzes led.

Não é a primeira vez que alunos e professores da Escola Profissional de Anadia se juntam para organização de eventos solidários que possam trazer bem-estar a quem dele precisa. Foi, assim, por exemplo, no final do ano passado, onde uma das atividades de angariação de fundos serviu para a compra de um televisor, entregue no Pediátrico em Coimbra.

O evento do próximo sábado – “Neon RUN” – é, contudo, de maior envergadura e responsabilidade, mas, em prol da causa “Bombeiros”, arrastou consigo a comunidade das várias freguesias. “Há uma preocupação desta escola pelos problemas sociais da comunidade, bem como da ‘promoção’ da justiça”, começou por dizer Adriano Aires, diretor da escola, explicando também que “se fala sempre muito nos incêndios e muito pouco no socorro e nas condições em que muitas vezes é feito”. “E foi também esta consciencialização que deu origem a este evento, cujo o dinheiro será exclusivamente para a compra de uma ambulância”, acrescentou, enfatizando que a intenção foi “selada” com a assinatura de um protocolo entre a Escola e a Associação dos Bombeiros.

Uma atividade que contou, “desde o primeiro minuto”, com o apoio da Câmara de Anadia. Em comunicado, o Município discrimina o apoio logístico que disponibiliza, “nomeadamente, na montagem de um palco, vedação, barraquinhas, instalações sanitárias e energia”. “Cabe também à edilidade o financiamento de duas mil camisolas fluorescentes, cujo valor ronda os cinco mil euros”, lê-se ainda.

Para além da autarquia, associaram-se ao evento as dez Juntas de Freguesia do concelho de Anadia, bem como o “disc-jockey” Pedro Moniz, o músico Gonçalo Tavares e os grupos Meninos da Sacristia e Kurt&ceiros.

O passeio noturno solidário “Neo Run” realiza-se no próximo sábado, dia 19 de maio, com início marcado às 20h 30m, na Praça do Município, junto aos Paços do Concelho, com um aquecimento feito pelo ginásio CrossCompany. Antes disso, e a partir das 17 horas, os participantes inscritos poderão levantar as suas t-shirts de participação.

Estarão no local treze mesas: uma por cada freguesia, uma para as inscrições online, outra para os participantes oriundos de outros municípios e uma mesa para as inscrições que se fizerem “na hora”. “Estamos já com cerca de duas mil inscrições, contudo, tenho ideia que vamos conseguir chegar perto das duas mil e quinhentas», referiu Adriano Aires, ressalvando que cada inscrição tem o valor de três euros, mas que quem, assim entender, “poderá ultrapassar esse valor, em prol da causa”.

O “toque da sirene” dará a partida para o passeio, que percorrerá as ruas da cidade e que será encabeçado por um carro de caixa aberta com um dj a actuar. A “caravana” solidária será ainda integrada por três carros de bombeiros. Quase no fim, os Bombeiros farão uma saudação aos participantes da caminhada, que terminará em Vale Santo (local onde se realiza a Feira da Vinha e do Vinho). Aí, estarão dez barraquinhas, uma por freguesia, com venda de “comes e bebes”, bem como a atuação dos artistas já referidos.

Os interessados em mais informações devem fazê-lo através do correio eletrónico viti.solidaria@epanadia.edu.pt, do número de telemóvel 912 939 100 e / ou das Juntas de Freguesia.

 

Mónica Sofia Lopes