MINDFULNESS é uma filosofia que provém da sabedoria oriental budista que é um dos seus principais ensinamentos. É um conceito que data de há milhares de anos e costuma ser citado como “o coração da meditação budista”, embora a sua essência seja universal.

A meditação através do mindfulness não é uma religião.

Mindfulness é um processo de trazer a atenção plena à experiência do momento presente. É uma abordagem que permite aumentar a consciência e a responder aos processos mentais, muitas vezes associados a problemas emocionais.

É uma prática que se vai cultivando, desenrolando e aprofundando com o tempo. Requer persistência, disciplina e ao mesmo tempo uma certa leveza e despreocupação.

Existe um conceito basilar no mindfulness: A Atenção Plena.

Aqui procura-se alcançar uma ligação consciente ao presente, ao agora, e às experiências sensoriais da respiração, das emoções ou de outras sensações do corpo.

É a atenção ancorada na experiência atual de modo a que os pensamentos, os sentimentos e as sensações possam ser detetados conscientemente.

Uma atitude de curiosidade, uma abertura à experiência presente, uma maior consciência e aceitação dos aspectos internos, são assumidos para trazer estabilidade emocional. Uma observação direta de vários objetos como se pela primeira vez se tratasse, são as principais características da atenção plena, claramente opostas às da preocupação crónica, à antecipação de eventos futuros e/ou evitamento dos pensamentos internos perturbadores.

Em vez de ser crítico consigo próprio, o mindfulness leva-nos a sermos gentis connosco, compreensivos em momentos de tensão, a compreendermo-nos como um todo, a sair da posição de “passivo”, a adquirir novos comportamentos, a aprender a modificar pensamentos disfuncionais, a reforçar a auto eficácia e a estabilidade emocional, a diminuir a insegurança e outros sentimentos negativos que influenciam diretamente a vida de cada um de nós.

O treino de mindfulness pode ser encarado como um mecanismo de relaxamento e redução de stress, levando a um aumento de coerência, a uma melhor qualidade de vida, a um modo eficiente de modificar e a lidar com as preocupações, associadas a distúrbios físicos, psicossomáticos, psicológicos, entre outros momentos potencialmente críticos, que acontecem nas etapas da vida e que fazem parte de um processo difícil de superar.

A Atenção Plena requer um compromisso com nós mesmos, uma prática, um estilo de vida. Significa envolver-se nas diferentes mudanças de hábitos e rotinas, a prestar atenção ao que acontece, a começar a viver o “aqui e agora” e não pensar que é apenas uma boa ideia ou simplesmente uma técnica inteligente.

É um ato de confiança em si mesmo.

 

Anabela Silva

Psicóloga Clínica