O executivo da Câmara Municipal da Mealhada aprovou, em reunião ordinária que se realizou na manhã de 19 de junho, o envio do processo administrativo de uma substituição efectuada, em dezembro passado, referente à coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada”, para as autoridades competentes, nomeadamente, para os Ministérios Público e das Finanças.

A reunião pública do mês de dezembro de 2016 ficou marcada pela aprovação da substituição, por sessenta dias, da vereadora Marlene Lopes por Hugo Alves Silva. Uma reunião, onde Rui Marqueiro, presidente da autarquia, esteve ausente e que, ao longo dos últimos meses, se foi mostrando discordante.

Hugo Silva, na reunião da passada segunda-feira, onde estiveram ausentes os outros dois vereadores da coligação, propôs que essa aprovação fosse remetida ao Ministério Público, “bem como todas a deliberações feitas nas reuniões seguintes” e que aconteceram durante esses sessenta dias.

A proposta foi rejeitada e Rui Marqueiro apresentou uma contraposta, onde se manifestou concordante com o facto de a aprovação ser analisada pelas instâncias competentes do sistema público, mas disse “não concordar que se analise as deliberações das reuniões”. “Isso seria colocar em causa a legalidade das deliberações. Não faz sentido nenhum! Aprovámos uma substituição, logo as deliberações de reuniões foram todas em legalidade”, disse o edil.

Recordamos nossos leitores que em causa está o facto de Marlene Lopes ter pedido a suspensão do mandato, alegadamente por motivos de saúde, mas, e segundo Rui Marqueiro, nunca ter sido apresentada nenhuma justificação médica, “como a lei o exige”.