A ACIB, como associação que defende os interesses dos seus associados e da região em que está inserida, tem vindo a notar algumas melhorias na situação económica das empresas. Contudo, ainda estamos perante grandes desafios para as mesmas. É necessário repensar e mudar os modelos de gestão das nossas empresas, reforçar a sua capacidade exportadora e favorecer o seu crescimento.

Estamos perante grandes desafios na capacidade de gestão e recuperação das empresas, devido à diminuição da sua competitividade, não só por causa de fatores externos, mas principalmente por factores internos como as condições sociais económicas e politicas que o nosso país tem atravessado.

As melhorias têm-se sentido, mas ainda existe algum caminho a percorrer. A escolha dos parceiros certos e as sinergias criadas entre as várias entidades devem ser um dos pilares de desenvolvimento, ultrapassando mais facilmente as dificuldades.

As nossas zonas industriais ainda não são espaços de excelência. Além das suas infra estruturas de apoio serem deficientes, falta algum trabalho em termos de acessibilidades e segurança.

De entre os sucessos e revesses do nosso dia-a-dia, a ACIB tem procurado estar ao lado dos seus associados, através do apoio à melhoria significativa da organização, do reforçar da capacidade exportadora das empresas e do apoio na resolução de questões financeiras, divulgando e promovendo incentivos.

Surgem oportunidades e temos que ser capazes de vencer, mas unidos.

 

Emília Abrantes

Presidente da direção geral da Associação Comercial e Industrial da Bairrada