A grande aposta da Câmara Municipal na economia do concelho da Mealhada foi, há alguns anos, construir duas Zonas Industriais. A partir daí, as pessoas vieram fixar-se em função do que havia e das suas necessidades.

A Zona Industrial de Viadores é muito diversificada e tem empresas de construção civil de vidro, por exemplo. Já a segunda Zona Industrial, a da Pedrulha, é muito dedicada à logística. A primeira está lotada há anos e a segunda apenas tem um lote disponível.

Temos, por isso, que estudar localizações alternativas e possíveis no Plano Director Municipal para a construção de uma nova Zona Industrial. Um estudo que foi, em grande parte, abrandado porque os fundos comunitários do Portugal 2020 não tinham candidaturas para essa finalidade.

As baixas taxas de Derrama e do Imposto Municipal sobre Imóveis, a via verde de licenciamento mais facilitador das leis, a especialização de logística e a aposta no turismo são também factores cruciais para os empresários quererem vir para a Mealhada ou aqui continuarem.

 

Rui Marqueiro

Presidente da Câmara Municipal da Mealhada