Sessão lotada na terceira conferência do Ciclo de Conferências sobre Inovação, Empreendedorismo e Economia Local para ouvir falar sobre apoios técnicos e financeiros ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego.

A sessão, organizada pelo Espaço Inovação da Mealhada em parceria com a Associação comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), contou com a presença de Paulo Santos, do Serviço de Emprego de Coimbra, que apresentou os programas de apoio à criação do próprio emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP); de Pedro Silva, da Caixa de Crédito Agrícola da Bairrada e Aguieira, que deu a conhecer as soluções de apoio ao empreendedorismo do Crédito Agrícola e alguns exemplos de negócios q2017-03-30 16.15.04ue estão hoje estabelecidos e que beneficiaram dessas soluções.

O programa INOVSTART foi apresentado por Alexandre Cardoso, da Consulset, que deu a conhecer os apoios técnicos gratuitos que o programa disponibiliza a quem quer iniciar um negócio nos municípios de Mealhada, Mortágua e Penacova.

A sessão contou ainda com um espaço reservado à partilha de experiências por parte de dois empreendedores locais (Ricardo Barrelas e Luís Moutinho) que deixaram os seus testemunhos sobre o percurso de criação do próprio negócio, dos sucessos alcançados, das dificuldades que têm de ser ultrapassadas e da persistência que é necessária quando se decide ter um projeto por contra própria.

Casos de sucesso no concelho da Mealhada “na primeira pessoa”

Ricardo Barrelas, em 2015, ganhou o prémio Empreendedorismo da Fundação Luso, com o projeto Digital Brand Builders (DBB), com sede no Luso, pelo “trabalho desenvolvido no marketing digital, criação e ativação de marcas, desenvolvimento de websites, gestão de redes sociais e desenvolvimento de aplicações mobile”. Para além da Digital Brand Builders (DBB), em 2016, iniciou também a Digital Terroirs, uma agência de comunicação dedicada ao setor dos vinhos.

Luís Moutinho, em 2014, criou a Docealhada, empresa dedicada à confeção de doces, tendo recorrido a uma medida de incentivo à criação do próprio emprego do IEFP. Em 2016, viu reconhecida a qualidade dos seus produtos pela Associação Comercial e Industrial da Panificação (ACIP), vencendo o primeiro prémio para o melhor bolo-rei de Portugal, o segundo prémio pelo melhor bolo-rainha e o terceiro prémio pelo melhor bolo-rei escangalhado. No início de 2017, lançou no Espaço Inovação Mealhada a Bôla de Rojões da Bairrada, em parceria com a Confraria de Rojões da Bairrada.

Ciclo de Conferências continua a 20 de abril

4.ª Conferência | 20 de abril | 17 horas

“Inovação em artes artesanais”

Ana Cristina Mendes e João Amaral – CEARTE

Estela Melo – Ovelha Mãe

 

 

Fonte: Câmara Municipal da Mealhada