Júlio Penetra, vereador no anterior executivo da Câmara Municipal da Mealhada, venceu, em 2017, o “Prémio Joaquim Andrade, Ser +»”, instituído pela Delegação no Concelho da Mealhada da Cruz Vermelha Portuguesa. “Sempre se dedicou às causas sociais e é, sem dúvida, um exemplo para todos quantos dedicam um pouco de si ao voluntariado”, afirmou, ao «Bairrada Informação», Hélia Beatriz Branco, responsável pela área de marketing e comunicação da Delegação.

A terceira edição do Prémio “JOAQUIM ANDRADE – SER+”, iniciativa de promoção e divulgação do voluntariado no concelho, foi, este ano, para Júlio Penetra. “Antigo vereador da Câmara Municipal da Mealhada, este ilustre habitante da vila do Luso, nascido a 20 de dezembro de 1947, é, desde há muito tempo, um homem ligado a causas sociais, que o colocam como um exemplo a seguir no âmbito do voluntariado no concelho da Mealhada», lê-se num nota publicada na página oficial da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Mealhada no Facebook, local escolhido para ser feita a divulgação.

“Parabéns ao vencedor e uma palavra a todos os voluntários anónimos que diariamente dão um pouco de si a quem mais precisa, contribuindo, assim, para um concelho mais solidário, onde todos os que mais precisam possam encontrar um ombro sempre disponível…”, escrevem ainda os organizadores.

O júri desta edição foi constituído por Vítor Glória Soares, presidente da Delegação no Concelho da Mealhada da Cruz Vermelha Portuguesa; Ana Henriques, responsável pela Área Social da Delegação no Concelho da Mealhada da Cruz Vermelha Portuguesa; Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada; e Vítor Matos, presidente da Junta de Freguesia da Pampilhosa. Como todos os anos foi ainda escolhida uma instituição do concelho que se fizesse representar por elemento que, em 2017, coube ao Centro Social Comendador Melo Pimenta, do Luso, que quis que fosse precisamente o voluntário Júlio Penetra a representá-la.

A votação, sem a presença de Júlio Penetra, aconteceu na tarde da passada sexta-feira, tendo sido a proposta aprovada por maioria.

O prémio será entregue no Jantar de Gala, comemorativo do aniversário da Delegação no Concelho da Mealhada da Cruz Vermelha Portuguesa, que se realizará no próximo dia 29 de abril, na Quinta das Muralhas, na Pampilhosa.

 

Imagem: Facebook Júlio Penetra