O projeto de remodelação do espaço “4 Maravilhas da Mealhada”, o antigo “Deza
9Café”, tem feito correr alguma tinta nos órgãos de comunicação social. E tudo porque a Câmara Municipal da Mealhada, no testemunho do seu presidente, garante haver divergência com a Rota da Bairrada, entidade que gostava de ter no espaço uma “filial”. Um “problema”, contudo, que Jorge Sampaio, presidente da direção da referida Rota diz não existir.

Começou por abrir “pelas mãos” de um, na altura, jogador de Académica, passou depois para outra gerência e desde há quatro anos que o edifício do antigo “Deza9Café”, situado na Alameda da Cidade na Mealhada e propriedade da Câmara, está encerrado, num estado de degradação acentuado na zona exterior.

Logo no início do atual mandato do executivo camarário mealhadense, em reunião realizada a 15 de dezembro de 2014, Jorge Sampaio, presidente da direção da Associação Rota da Bairrada apresentou à Câmara um projeto para o espaço, onde se destacariam os produtos do concelho da Mealhada, mas também outros da região.

A partir daí, e em comunicado enviado aos jornais, Jorge Sampaio garante que foram muitas as diligências feitas pela Rota e que, inclusive, havia uma data para o “Espaço Bairrada Mealhada” ser inaugurado: “21 de março de 2015”.

O presidente da direção Rota da Bairrada, no mesmo documento, garante que, em fevereiro de 2015, “o presidente da Câmara da Mealhada” solicitou “que se adiasse a abertura do Espaço pelo facto de o mesmo necessitar de obras de maior vulto”. Mais tarde, e já em dezembro desse ano, também Jorge Sampaio diz que o edil mealhadense, em reunião de direção, da qual o Município da Mealhada faz parte, “informou que estava a aguardar a possibilidade de ter fundos comunitários para realizar as obras necessárias no edifício”.

Jorge Sampaio enfatiza várias vezes no seu comunicado que as opções do Município da Mealhada foram sempre “unanimamente aceites e respeitadas, sem qualquer questão ou diferença de opinião” e que “nunca mais foi colocada qualquer questão (à autarquia) sobre este assunto”.DSC02061

Mas Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, ao «Bairrada Informação», garante que “a Rota queria que a direção do espaço ficasse a seu cargo”. “E isso eu não aceito. Que a Câmara da Mealhada aceitasse os estatutos da Rota e tivesse os produtos da Bairrada que entendesse no local é uma coisa. Ficar com a direção do espaço, isso eu não aceitei”, alega o edil.

“Até pode ter sido uma situação mal explicada pelo presidente da Rota, mas foi assim que foi entendida. Logo, é lógico que há uma divergência”, afirma Rui Marqueiro.

Já Jorge Sampaio, no mesmo comunicado, reafirma que “o Município da Mealhada, como legítimo proprietário do edifício em causa tem todo o direito de tomar as decisões que melhor entender sobre o mesmo, não necessitando de dar quaisquer esclarecimentos à Rota da Bairrada”.

Estando “de fora” a Rota da Bairrada, a Câmara da Mealhada está já na fase de elaboração do projeto. A maquete do espaço, apresentada pelo seu arquiteto ao executivo municipal, no passado dia 21 de fevereiro, prevê dois espaços: uma cafetaria e um local de mostra de produtos regionais, tais como, vinhos, doçaria e artesanato.