A Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra, apreendeu, no dia 6 de março, na Autoestrada 1, na área de serviço da Mealhada e Cantanhede, dois milhões de cigarros e deteve um indivíduo por introdução fraudulenta no consumo.

A apreensão foi efetuada no âmbito de uma operação de combate às infrações tributárias, fiscais e aduaneiras, tendo os militares fiscalizado um veículo pesado de mercadorias que, aparentemente, transportava caixas de plástico vazias.

Inicialmente o condutor referiu que o camião seguia vazio, levando apenas caixas de plástico vazias para acondicionamento de fruta. Após uma verificação detalhada, foram detetados, no interior da viatura, cento e doze mil maços de cigarros, perfazendo um total de 2,24 milhões de cigarros sem preenchimento dos normativos legais em vigor, constatando-se uma fuga aos impostos num total de cerca de trezentos e setenta e cinco mil euros, dos quais duzentos e setenta e sete mil de imposto especial sobre o consumo e noventa e sete mil de imposto sobre o valor acrescentado.

O condutor foi detido, constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência, e foi presente a Tribunal, na manhã do dia seguinte.

O veículo que servia para o transporte, assim como a respetiva mercadoria e as referidas caixas que serviam de tapadeira, foram apreendidos.

 

Fonte: http://www.gnr.pt/

Fotografia: Paulo César