Está feito o balanço geral: é no centro da Mealhada que o público, os elementos das escolas de samba e os dirigentes da Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) querem o Carnaval. “Foi fantástico e superou as nossas expectativas”, declarou, ao «Bairrada Informação», Alexandre Oliveira, presidente da direção da ACB.

No corso do passado domingo foram registadas doze mil entradas, um número oficial que abrangeu também os moradores e os convidados do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada. No desfile de terça, 28 de fevereiro, e ao fecho da nossa edição, não estavam ainda contabilizadas as entradas, contudo, Aexandre Oliveira, garantiu “ter estado muita gente, mesmo com as condições climatéricas”, que se fizeram sentir, tendo, inclusive, chovido, com alguma intensidade, durante o corso.

Armindo Grilo, da Cordinhã, foi um dos espectadores que não quis perder o evento. “Não vinha cá há vinte anos e este Carnaval evoluiu bastante. Isto agora é a sério!”, disse, ao nosso jornal, o espetador, que se fez acompanhar pela esposa. “Nos últimos anos fui a vários Carnavais, tais como, Ovar e Estarreja, e acho que estão todos no mesmo nivel, cada um com as suas diferenças”, disse ainda Armindo Grilo, que de “tanto Carnaval” consegue até opinar sobre a prestação das escolas: “a Bateria desta última (Sócios da Mangueira) foi a mais bem conseguida. Nota-se que houve muito trabalho feito e a harmonia estava bestial”.

Proveniente de Espanha fomos encontrar José Luís e a família que tem em Águeda. “Gostámos muito do que vimos aqui e queremos voltar cá mais vezes”, disse o espectador, natural da Venezuela.

E o espectáculo, que tantos elogios trouxe ao público, “viu” passar as escolas de samba Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz e Sócios da Mangueira. Pelo meio houve Fanfarra de Gondomar, Gigantones ao som dos Gaiteiros, Desafio d’Arte e o Grupo Cénico e RecreatAna Jesus Ribeiro_27ivo de Santa Cristina.

Mas o melhor estava guardado para o final, lembrando assim, os eventos de há duas décadas. Bruno Cabrerizo e Diana Taveira, Rei e Rainha do Carnaval da Mealhada, subiram à varanda da Câmara Municipal da Mealhada e perante centenas de pessoas fizeram um pequeno discurso.

“Tenho muito orgulho por ter sido escolhido Rei, neste regresso de um rei brasileiro ao Carnaval”, disse o ator, elogiando as “baterias das escolas de samba”. “Nota-se aqui um grande trabalho de equipa, com muita união”, disse Bruno Cabrerizo.

Diana Taveira elogiou “as meninas” que, na sua opinião, “são todas lindas e maravilhosas”. “Parece-me que foi uma volta ao centro em grande”, disse a apresentadora televisiva.

“Confiem nos jovens e terão estas agradáveis não surpresas, mas sim certezas!”

Já no dia anterior, aquando da Assembleia Municipal da Mealhada, João Ana Jesus Ribeiro_17Santos, presidente da Junta da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, elogiou “o sucesso do desfile de domingo” e o “regresso ao centro”. “Esta é uma festa que apoia o comércio local e reconhece o trabalho das escolas de samba”, afirmou o autarca, que parabenizou, naquele órgão, “a organização da festa”.

“É caso para dizer: confiem nos jovens e terão estas agradáveis, não surpresas, mas sim certezas!”, concluiu.

 

Fotografias de Ana Jesus Ribeiro