Vem ai as obras dos compositores de Samba de Enredo das Escolas de Samba da Mealhada.

É já no proximo dia 27 no belo espaço da Quinta dos Três Pinheiros na Mealhada que a Escola de Samba Sócios da Mangueira dará inicio à serie de apresentações oficiais e ao vivo dos Sambas de Enredo para o Carnaval 2017 que irá voltar a realizar-se como há muito era desejado no centro da cidade e deixando o anterior recinto de desfile que na realidade não contribuia para maior carinho da população e dos visitantes que vinham para ver o desfile.

Tudo se inicia com as escolhas dos Enredos e como sempre sendo eles bem diversos mas muito interessantes.

A Escola de Samba Sócios da Mangueira irá certamente “perfumar” a avenida com o Enredo- “Per fumum” ( Perfume )…Há algo no ar.

A Escola de Samba Batuque vai fazer uma merecida homenagem em vida a um dos nossos melhores e completos artistas de seu nome Herman José. Quem sabe se possivelmente para além da sua presença já assegurada na Festa de Apresentação do Samba da Escola no dia 3 de Fevereiro não estará presente no próprio desfile ( algo me diz que sim…que vai ser real o que iria enriquecer bastante os desfiles).

A Escola de Samba Amigos da Tijuca virá com o Enredo: “De onde vim …para onde vou!”. Ultimamente a Escola vem nos mostrando belos enredos e bem desenvolvidos este ano é de esperar mais uma vez essa  boa qualidade.

A Escola de Samba Real Imperatriz vai tentar mostrar na avenida o porque do seu Enredo: “Gres Real Imperatriz é uma força da natureza.”

 

Depois de escolhidos os respectivos Enredos , que é o principio e a base para elaboração de um desfile de uma Escola de Samba, vêm os respectivos Sambas de Enredo e como a cada ano muitos dos nossos sambas em Portugal vem melhorando na sua qualidade os sambas das Escolas da Mealhada não fogem à regra.

Vai por isso ser certamente um13439055_1151697451517186_6389129494362326925_na noite maravilhosa de samba onde os organizadores da Festa ( Sócios da Mangueira) vão apresentar em primeira mão seu Samba de Enredo.

Vale a pena realçar que nos últimos anos os sambas desta escola, cujo compositor é Alexandre Lopes (Xandinho), têm sido premiados com base em análises e votações de especialistas brasileiros que muito nos tem honrado com sua colaboração..

Grande noite de samba em perspectiva, onde para além da actuação de todas as escolas da Mealhada (Sócios- Batuque- Amigos da Tijuca e Real Imperatriz), tem também a actuação de três escola convidadas. A Escola de Samba Charanguinha de Ovar e as  Escolas de Samba Trepa Coqueiro e Vai Quem Quer, ambas de Estarreja.

Dia 3 de fevereiro será a vez do Gres Batuque fazer a Festa de Apresentação do seu Enredo.

E assim nessa folia se vai caminhando para o Carnaval 2017 da Mealhada.

Saudações sambistas

 

António Guerreiro

Cordenador do site “SAMBA EM PORTUGAL E NO MUNDO”