O Orçamento Municipal da Mealhada para o ano de 2017, no valor de 17.775.327 euros, foi aprovado, por maioria, na manhã do dia 19 de dezembro, não indo ao encontro do que aconteceu nos últimos anos, em que a aprovação foi sempre por unanimidade. Da coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada” a vereação dividiu-se tendo havido um voto a favor, um contra e uma abstenção. Agora o documento segue para a Assembleia Municipal da Mealhada, que se realiza na noite de 29 de dezembro.

A previsão que, há quinze dias, foi levada no documento previsional, à reunião pública da Câmara da Mealhada, divergiu no que agora foi aprovado, em cerca de três milhões de euros. Uma diferença que Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, explicou aos jornalistas: “Corrigi o ‘draft’ porque sou contra a inflação de orçamentos. Não vale a pena estarmos a inventar. Sou economista e seria uma vergonha correr riscos nesta área”. O edil continuou: “Temos que ter uma condução muito segura e como não queremos aumentar impostos aos munícipes….”.

E os grandes investimentos são…

Assim, e tal como o «Bairrada Informação» já tinha avançado há duas semanas, as grandes obras no concelho da Mealhada serão a ETAR da Mealhada, a remodelação da rede de águas de Casal Comba, a ligação da rede de águas do Município ao depósito Fieis de Deus e o reforço do abastecimento de água com construção de estação de bombagem e depósito na zona do Carqueijo.

Referente à Cultura e Património, estão previstas intervenções no Convento de Santa Cruz e Capelas e Ermidas da Via Sacra, no Bussaco; no Luso, um projeto para uma sala polivalente (sala de espetáculos), execução de sinalização turística e projeto para parque de estacionamento; novo edifício municipal; Mercados da Mealhada e Pampilhosa; reparação na Piscina Municipal da Mealhada; e promoção de um concurso de ideias à população para que possam sugerir ideias para as instalações do antigo Instituto da Vinha e do Vinho, no centro da cidade da Mealhada.

Na Educação, serão requalificadas as Escola Secundária da Mealhada e os Jardins de Infância de Casal Comba, Carqueijo e Canedo. No Desporto, intervenção nos balneários do Campo Jorge Manuel, na vila do Luso e avaliação da execução do segundo relvado para Futebol de 11, no Centro de Estágios do Luso. Na Ação Social, o Município aguarda “linhas orientadoras do Programa Operacional de Inclusão Social de forma a saber para onde dirigir os esforços em termos de integração de pessoas com carências económicas”. Na Agricultura, estão na linha da frente, os projetos dos Regadios Luso-Vacariça-Mealhada e ainda o da Vacariça. Por fim, a autarquia vai apostar na modernização administrativa, “criando novos métodos de trabalho e de atendimento aos munícipes”.

“Quem não aparece (em Feiras nacionais e internacionais), é esquecido”

No Desporto os eventos com maior destaque são: Master Kids – grande projeto de dinamização da prática do futebol e futsal e animação da economia local, por ser um evento ao nível nacional e internacional; execução do protocolo com a Federação Portuguesa de Futebol, dedicado à prática de futebol e futsal nas camadas mais jovens do município; e Natação “Projeto Comen” – projeto internacional que, na última realização, obteve a participação de duzentos e oitenta e quatro atletas de vinte e sete países.

Na Educação realizar-se-á o “Encontro com a Educação”, comemoração do Dia Mundial da Criança, realização de Aventuras de Verão e Escola de Verão Júnior.

Já no Turismo, a Câmara da Mealhada pretende participar na Bolsa de Turismo de Lisboa, Feira Internacional de Turismo na Guarda e Festas da Praia da Vitória, nos Açores. Animação de verão e Natal no Luso e Mealhada e “Leitão em Festa” também serão apostas.

No Apoio às Empresas, a autarquia assumirá a participação de empresas do ramo alimentar, com capacidade exportadora e com sede no Município da Mealhada, num evento que se realizará em Bruxelas, no início do ano.

Aos jornalistas, Rui Marqueiro disse: “Quero participar em muito mais Feiras relativamente ao ano passado. Quem não aparece, é esquecido”. Por outro lado, a Câmara da Mealhada vai apostar “no quadro de pessoal”. “Queremos dotar a autarquia com alguns técnicos que nos fazem falta”, acrescentou.

Coligação: 1 voto a favor, 1 contra e 1 abstenção

dsc01739

Um Orçamento e Plano que não satisfazem todos os vereadores da oposição, tendo João Seabra sido o único a votar favoravelmente. “Não tem grandes novidades, mas também não tem nada que me choque, portanto, votarei na linha do que fiz nos últimos anos”, disse o vereador.

Gonçalo Louzada absteve-se, pela primeira vez no mandato, e, ao «Bairrada Informação», já no final da reunião, explicou o voto. “Não houve tempo suficiente para discutir o documento. Houve uma visão preliminar e depois uma votação”, disse o vereador da coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada”, que acrescentou “não ter votado contra porque o Orçamento está na linha daquilo que foi em outros anos”.

O voto negativo partiu de Hugo Silva, vereador em regime de substituição, que na Declaração de Voto explica que: “Estes instrumentos são, nem mais nem menos, que o cumprimento de calendário e a mera ação política em reflexo de necessidades de curto prazo, que em nada impactam na valorização ou fixação de pessoas e de empresas, na criação de emprego ou na melhoria estruturada da qualidade de vida das populações”.