Na sua terceira edição, Escolíadas Júnior é um evento que faz parte do Projeto Educativo da Associação Escolíadas, que visa levar às escolas do primeiro Ciclo do Ensino Básico profissionais de teatro e de animação socioeducativa, promovendo atividades de Expressão Dramática e Teatro com todos os alunos do primeiro aos quartos anos. São cerca de seiscentas crianças que interpretam “Era uma vez na Selva” e, quem não assistiu às quatro sessões do dia 1 de dezembro, no Cineteatro Municipal Messias, na cidade da Mealhada, ainda vai a tempo das de dia 3, sábado.

Em parceria com a Câmara da Mealhada e o Agrupamento de Escolas do município, a Associação Escolíadas leva a todos os alunos do primeiro Ciclo do concelho este projeto, contribuindo para a inclusão das Artes na Educação e promovendo estímulos artísticos e criativos nas crianças, dos cinco aos dez anos.

Depois de trabalhar o universo da Mata do Bussaco (2014) e histórias tradicionais (2015), em 2016 foi a vez de saltar dos livros para o cinema e de ir buscar inspiração à Selva, através dos filmes O Rei Leão e Madagáscar.

No primeiro período do ano letivo 2016/2017, durante dez semanas, a Associação desenvolveu atividades semanais com alunos e professores que culminaram, no passado dia 1 de dezembro. “Um projedsc01621to que tem em palco quinhentas crianças, mas que, ao longo das últimas semanas, trabalharam nele muitas mais”, disse-nos Mariana Sá, diretora artística e de produção das Escolíadas – Associação Recreativo-Cultural, que faz parte de um “Staff” de catorze pessoas, que ainda contam com a ajuda de quatro técnicos do Cineteatro Messias.

Mas não foi só esta ajuda que, este ano, a Associação Escolíadas recebeu. “Estamos muito agradecidos pelo trabalho realizado por costureiras da Antes, Luso, Mealhada e Pampilhosa, que confecionaram os fatos, com a ajuda de alguns pais”, elogiou ainda Mariana Sá.

Ao todo, o maior palco da cidade da Mealhada albergará, nos dois dias de espetáculos, duas mil pessoas. E é para esse público, que as crianças pretendem dar o seu melhor. “Gosto muito de tudo isto e dos ensaios na escola, porque fazemos muitas coisas diferentes”, disse-nos Marta Correia, de seis anos, que frequenta o primeiro ano no Centro Escolar da Pampilhosa, confessando-se ainda ao «Bairrada Informação»: “Muito ansiosa”.

Depois das Escolas Básicas da Antes e do Luso e do Centro Escolar da Pampilhosa, no sábado, dia 3 de dezembro, subirão ao palco as Escoas Básicas de Barcouço e de Casal Comba e o Centro Escolar da Mealhada.