As freguesias de Ventosa do Bairro e de Barcouço, no concelho da Mealhada, passaram a integrar os órgãos da Associação Nacional de Freguesias, após o ato eleitoral, para o mandato 2026-2030, que decorreu, no passado fim-de-semana em Portimão, no vigésimo congresso. Assim, Carmina Parreira e Graça Batista, presidentes da Junta e Assembleia de Freguesia de Ventosa do Bairro, respetivamente, foram eleitas para a mesa do congresso e para o conselho geral. Natividade Lourenço, presidente da Junta de Barcouço, é suplente no conselho diretivo.

Em 977 inscritos, a única lista candidata contou com 803 votos a favor para a mesa do congresso, 788 para o conselho geral, 795 para o conselho diretivo e 798 para o conselho fiscal. Desta forma, Carmina Parreira, presidente da Junta de Ventosa do Bairro, passa a integrar a mesa do congresso da ANAFRE, Graça Batista, presidente da Assembleia de Freguesia de Ventosa do Bairro, foi eleita para o conselho geral e Natividade Lourenço, presidente da Junta de Barcouço, é suplente no conselho diretivo.

«É um orgulho imenso fazer parte dos órgãos da ANAFRE, podendo contribuir e ter voz em representação da freguesia de Ventosa do Bairro e do concelho da Mealhada», referiu, ao nosso jornal, Carmina Parreira, presidente da Junta de Freguesia de Ventosa do Bairro, admitindo que «agarrará todas as oportunidades possíveis em benefício do concelho, que agora ficou mais forte nesta associação».

A autarca referiu ainda que «a Mealhada foi o concelho que levou a maior representatividade de freguesias de eleitos por movimentos independentes», onde para além de Ventosa do Bairro e Barcouço, também Eugénio Batista da Cruz, presidente da Junta da Antes, esteve no congresso.

No dia antes da eleição, Carmina Parreira expôs a proposta que defende «uma revisão do valor das senhas de presença nas Assembleias de Freguesia, tendo como referência critérios semelhantes aos aplicados nas Assembleias Municipais», que deixou à consideração do congresso e da direção da ANAFRE. Em resumo a explanação aluía a «uma avaliação da atualização e diferenciação das senhas de presença nas Assembleias de Freguesia, reconhecendo o papel específico dos membros da Mesa e considerando o enquadramento e a responsabilidade do Presidente da Junta, salvaguardando, naturalmente, a autonomia financeira e a realidade orçamental das freguesias».

 

Mónica Sofia Lopes