Depois de em 2025 ter recebido mais de 33 mil pessoas, o Cineteatro Messias, na Mealhada, prepara-se para receber a iniciativa «Visita com Guias Improváveis», no próximo dia 24 de janeiro, a partir das 10h30. A participação é gratuita e deve ser manifestada através dos contactos turismo@cm-mealhada.pt, 231 930 122 ou 231 281 372.

2026 começou com casa cheia no Concerto de Ano Novo, que se realizou no passado fim-de-semana. «São espetáculos destes que engrandecem o nosso concelho e cujos números merecem uma reflexão», disse, na última reunião do executivo, Nuno Veiga, vereador na Autarquia da Mealhada, entre outros, com o pelouro da Animação e Promoção Municipal, acrescentando que «em 2025 foram mais de 33 mil pessoas que frequentaram o Cineteatro Messias, um espaço que recebeu 107 sessões de cinema e 87 espetáculos». «Estes números engrandecem ainda mais a cultura», enfatizou.

Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara, garantiu que «vamos continuar a apostar na cultura»; palavras corroboradas por António Jorge Franco, presidente do Municipio, que explicou que «há pessoas a vir de fora porque os nossos preços são mais baixos que, por exemplo, em Coimbra».

O Cineteatro Messias tem um grande legado histórico. Inaugurado em 1950 pelo comendador e benemérito Messias Baptista, o espaço é modernista e foi traçado pelo arquiteto Raul Rodrigues Lima. Depois de uns anos fechado, «renasceu» em 2001 pelas «mãos» da Câmara Municipal da Mealhada.

No sábado, dia 24 de janeiro, os interessados terão oportunidade de descobrir «como a traça original e a história se unem neste palco que é a alma da Mealhada».

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia com Direitos Reservados