A Concelhia da Mealhada do Partido Socialista anunciou, recentemente, que Odete Isabel, antiga autarca, é mandatária do partido no concelho da Mealhada para as próximas eleições autárquicas.
Maria Odete Isabel foi a primeira presidente da Câmara Municipal da Mealhada eleita democraticamente após o 25 de Abril. “Com um percurso amplamente reconhecido na vida pública e uma forte ligação à comunidade, é uma das personalidades mais respeitadas do concelho, destacando-se pelos valores e princípios que sempre orientaram a sua atuação política e social”, lê-se no comunicado do partido, que acrescenta que, “durante o seu mandato, Maria Odete Isabel desenvolveu políticas sociais inovadoras e programas de apoio à infância que se tornaram referência a nível nacional”.
“O Partido Socialista da Mealhada recorda este legado como um exemplo de dedicação e compromisso com a comunidade, valores que continuarão a guiar o nosso projeto para o futuro do concelho. Inspirados pelo trabalho e pela visão de Maria Odete Isabel, reafirmamos a importância de uma governação próxima das pessoas, baseada em princípios de justiça social, desenvolvimento sustentável e bem-estar para todos. O seu percurso é a prova de que políticas públicas bem estruturadas podem transformar a vida das comunidades, garantindo oportunidades para as novas gerações sem descurar o apoio a quem mais necessita”, enfatiza ainda o mesmo documento, que acrescenta que “com esta visão de progresso e inclusão, o Partido Socialista quer continuar a construir um concelho dinâmico, inovador e coeso, onde cada cidadão tem um papel essencial na construção de um futuro mais justo e próspero”.
Com uma vida profissional ligada à área farmacêutica, onde teve um cargo máximo nos Hospitais da Universidade de Coimbra, a homenageada foi também a responsável pela criação de um dos primeiros movimentos independentes em Portugal, tendo concorrido à Câmara em 2001, pelo Movimento Odete Isabel, hoje uma associação cultural. Em setembro passado, aquando de uma homenagem que lhe foi feita pelo PS da Mealhada, Odete Isabel referiu que a iniciativa representou “a reconciliação do PS Mealhada comigo e com os militantes da Mealhada expulsos pela comissão nacional por proposta da Federação Distrital”. “Se me tiraram o cartão não me tiram a marca: serei socialista até morrer. Continuo a acreditar, com os meus 84 anos, que não é pelas coisas serem difíceis que não temos ousadia, mas é precisamente por não termos ousadia que as coisas são difíceis. Desejo que sejam audazes na defesa dos valores de Abril e do Partido Socialista, que considero seriamente ameaçados”, acrescentou na ocasião.
Recordamos que o candidato socialista à Câmara da Mealhada, nas próximas eleições autárquicas, é Guilherme Duarte.