A secção de Ballet da Academia de Dança do Hóquei Clube da Mealhada voltou «a ter 100% de aprovações» nos exames da Royal Academy of Dance referentes ao ano letivo transato de 2023/2024. Os diplomas foram entregues a mais de meia centena de bailarinas e a três bailarinos, na tarde do passado sábado, 23 de novembro, no Cineteatro Messias, na Mealhada.

«É um gosto estar com os vossos filhos, praticamente todos os dias», começou por dizer Palmira Taborda, vice-presidente da direção do HCM, congratulando o facto «de os pais confiarem-nos os filhos. Esperamos corresponder às vossas expetativas». Filipa Varela, seccionista do Ballet, corroborou as palavras e enalteceu o facto «de há já alguns anos serem a maior secção do HCM».

Catarina Gomes, professora de ballet no ano letivo passado e a dar apoio este ano, referiu que os exames da Royal Academy of Dance «representam muito trabalho e dedicação da parte deles». «Hoje estar de um lado diferente, a vê-los dançar, é muito bom», disse ainda.

No final foram ainda premiadas três bailarinas: Maria Pinto com a Melhor Nota; Leonor Brito com a Melhor Evolução; e Leonor Santos pela assiduidade. «Consideramos que competir também os faz crescer, sendo uma forma de se desafiarem e conseguirem fazer cada vez melhor», sublinhou Palmira Taborda.

A cerimónia contou com alguns momentos de dança – incluindo uma exemplificativa do que se tem vindo a praticar nas aulas de «oficinas criativas» (uma nova oferta) – e foi conduzida pelas professoras Susana Serrão, Carolina Piedade, Cristiana Viola e Catarina Gomes, pela seccionista Filipa Varela e por Palmira Taborda.

 

Mónica Sofia Lopes