Anadia vai «viver» uma «Pré – Black Friday» nos próximos dias 22 e 23 de novembro, com o comércio aderente à iniciativa, aberto das 10h00 às 19h00, ininterruptamente. Durante dois dias, os comerciantes terão preços especiais – cujas promoções podem ir dos 25 aos 70% em alguns casos – e o Município de Anadia, em parceria com a Associação Comercial e Industrial da Bairrada, são os responsáveis pela inúmera animação que decorrerá em diversas ruas da cidade e na Curia. Na sexta-feira, cerca das 18h00, será também inaugurada a iluminação de Natal.

Gaiteiros, aulas desportivas outdoor, magia, animação performática e musical, espetáculo de fogo, vendedor de castanhas, comboio turístico, bombos, teatro de fantoches e modelagem de balões são muitas das atividades que andarão pelas ruas de Anadia, durante dois dias. «Esta ação surge a pedido do próprio comércio local, no âmbito do Bairro Digital de Anadia, e que será a primeira de muitas iniciativas que teremos no próximo ano e meio», explicou Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara de Anadia, sublinhando, que, neste âmbito global de tempo, serão investidos «mais de um milhão de euros. 900 mil euros provenientes de uma candidatura e o restante do próprio orçamento municipal».

Com a adesão de 55 comerciantes – de setores como cafés, bares, pastelarias, farmácias, estética, cabeleireiro, lojas de roupa, decoração, retrosaria, ervanária, óticas, ourivesaria, papelarias, entre outras – «o desafio é atrair mais consumidores ao comércio de Anadia», avançou também Cristina Azevedo, gestora do bairro «Viver Anadia», enaltecendo o facto «das muitas reuniões de trabalho com os comerciantes que já têm acontecido».

Com o setor do lado de quem vende totalmente imbuído na iniciativa, falta agora que os clientes adiram. «Vamos fazer uma campanha porta a porta nas nossas casas do concelho, cerca de 14 mil habitações, em que entregaremos um saquinho que queremos que os munícipes utilizem nas compras que farão no comércio local. Vamos desafiá-los a aderir em massa», declarou ainda Jorge Sampaio, rematando: «Queremos uma cidade com vida nestes dois dias».

A «Pré – Black Friday» em Anadia tem como objetivos «atrair mais consumidores para Anadia; incentivar o consumo e criar o hábito de fazer compras no comércio local; gerar maior fluxo de pessoas nas ruas e estabelecimentos comerciais; diferenciar Anadia de outros locais, evitando a competição direta com o dia 29 de novembro (em 2024), criando, assim, uma identidade própria para o evento; bem como incentivar o trabalho em rede e cooperação entre os lojistas do concelho e a comunidade local».

A par da iniciativa, o Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, será de visitação gratuita.

Para dias mais tarde, fica o início do Sorteio de Natal, em que, como habitualmente, por cada dez euros em compras no comércio tradicional, o cliente recebe um cupão que colocará numa Tômbola instalada nos Paços do Município de Anadia. Serão entregues 150 prémios de cem euros cada, para serem utilizados nos primeiros seis meses de 2025.

 

Mónica Sofia Lopes