Encontra-se a decorrer o período para apresentação de candidaturas ao Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Redes e Sistemas Informáticos, do Instituto Politécnico de Coimbra, que será lecionado na Escola da Bairrada em Anadia, num protocolo onde estão o IPC e os Municípios da Mealhada e de Anadia. O prazo para as candidaturas terminam a 10 de novembro e devem ser feitas em https://www.ipc.pt/oferta-formativa/curso-tecnico-superior-profissional-em-redes-e-sistemas-informaticos-anadia/. A matrícula e inscrição de candidatos colocados prevê-se que aconteça de 19 a 21 de novembro de 2024.

O curso, diurno, de Redes e Sistemas Informáticos tem a duração de dois anos, conferindo o diploma de técnico superior profissional. «Procura formar técnicos de forma a permitir que estes efetuem de forma autónoma ou sob orientação, o planeamento, instalação, configuração e manutenção de redes e sistemas informáticos de apoio às diferentes áreas de gestão de organização. Planear, projetar, instalar, configurar, gerir e manter redes de comunicação são alguns dos objetivos», lê-se num comunicado municipal, que acrescenta que «podem candidatar-se aos CTeSP os titulares de um curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente, estudantes que tenham sido aprovados nas provas para frequência do ensino superior de maiores de 23 anos e os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior e que pretendam requalificação profissional».

De sublinhar que os alunos têm também a possibilidade de se candidatar a bolsas de estudo, bem como ao estatuto de trabalhador estudante, seguindo os procedimentos habituais do IPC. «Este curso estava aprovado para Oliveira do Hospital e foi muita a burocracia para o transferir para aqui. Já temos 15 inscritos, de vários pontos do país, havendo um limite mínimo de 25, mas se não atingirmos, tentaremos que o CTeSP vá avante na mesma com o número de alunos possível, uma decisão que caberá ao Politécnico», explicou, em conferência de imprensa, Jorge Sampaio, vice-presidente da Autarquia de Anadia.

Nesta fase inicial, o curso irá decorrer nas instalações do Curia Tecnoparque, em Tamengos, Anadia, dado que o edifício da antiga Escola Secundária de Anadia, que irá albergar a Escola da Bairrada, ainda se encontra em obras de requalificação, onde se instalará também um alojamento estudantil.

«Ainda este ano vamos ter microcredenciações em áreas importantes para a nossa região; em março queremos abrir uma pós-graduação na área da enologia que decorrerá até final de 2025; e o objetivo é que daqui a dois, três anos, tenhamos a primeira licenciatura na Escola Bairrada, mostrando ao Politécnico de Coimbra que temos boas condições para isso», continuou o autarca, enfatizando que os cursos, no caso concreto de Anadia, são pensados «em estreito diálogo com o Agrupamento de Escolas e Profissional de Anadia, com a Associação Comercial e Industrial da Bairrada e o setor empresarial e industrial. O objetivo é averiguar as necessidades e fazer o percurso escolar em coerência com isso».

 

Mónica Sofia Lopes