O Setor de Ação Social e Saúde do Município da Mealhada apresentou, esta segunda-feira, três novos projetos a implementar com foco na literacia para a saúde, para potenciar o desenvolvimento saudável de crianças e jovens e melhorar a qualidade das interações familiares, entre outros objetivos.
Estes novos projetos, que avançarão em breve, foram apresentados aos elementos do Conselho Local de Ação Social – Rede Social da Mealhada, no encontro que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, presidido por António Jorge Franco, Autarca da Mealhada.
Uma das novas propostas a implementar será o programa “Crescer com Saúde”, destinado a aumentar a literacia em saúde, junto da comunidade, em geral, e nas escolas, em particular, com foco especial na alimentação saudável e nos cuidados de saúde, envolvendo a família, o agrupamento de escolas e as instituições de solidariedade social com respostas de creche e de jardim de infância. O projeto avança já este ano letivo, em coordenação com a Unidade de Saúde Local de Coimbra.
Outra das medidas é “Laços de Família”, que entre outros objetivos procura promover a capacitação das famílias para o exercício de uma parentalidade funcional nas diversas dimensões da vida familiar, desenvolvendo competências relacionadas com hábitos de vida saudáveis, nomeadamente ao nível da: alimentação, higiene, rotinas diárias, atividade física e consumos de substâncias.
Por fim, foi apresentado também o projeto “Teen.spot”, dirigido aos jovens na área da educação para a saúde, para prevenir comportamentos de risco, criar um espaço seguro para partilha de preocupações, sentimentos e vivências, promover hábitos de vida saudáveis e sensibilizar para temáticas no âmbito da etapa de desenvolvimento.
“O reforço das respostas nas áreas social e da saúde era algo que queríamos muito imprimir neste nosso primeiro mandato. Para nós, é uma prioridade esta intervenção nas famílias e, muito em especial, junto das crianças e dos jovens, para que desenvolvam ferramentas, com o apoio da comunidade e dos nossos parceiros, para o fortalecimento da estrutura familiar, evitando impactos sociais e de saúde negativos e assegurando um futuro mais promissor para as famílias”, justificou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, concluindo que “as crianças e jovens que crescem em ambientes familiares mais estáveis e saudáveis tendem a ter melhores oportunidades no futuro”.
De referir que a última reunião do CLAS aprovou também o parecer social no âmbito de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência, por parte do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro, destinada a aumentar a capacidade de resposta ao nível do Serviço de Apoio Domiciliário.