A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou, na passada sexta-feira, 13 de setembro, o Centro de Saúde de Anadia e o Hospital José Luciano de Castro. A visita foi acompanhada pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, por vereadores e pela equipa da Unidade Local de Saúde de Aveiro, presidida por Margarida França.

“Decorrido um ano após a inauguração da requalificação do Centro de Saúde de Anadia, Ana Paula Martins teve a oportunidade de conhecer as instalações e trocar informações com os profissionais de saúde das diversas valências, inteirando-se assim de algumas das necessidades e também das boas práticas implementadas nesta Unidade”, lê-se num comunicado da Autarquia de Anadia, que acrescenta que “a visita ao Hospital José Luciano de Castro, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Anadia (SCMA), ficou marcada pelo descerramento de uma placa alusiva ao momento. A Ministra da Saúde teve a oportunidade de visitar as instalações e as várias valências a que se seguiu uma reunião de trabalho, onde foram dados a conhecer os cuidados que o Hospital presta à população, os acordos que tem com o Serviço Nacional de Saúde, que se desejam ser alargados em número de especialidades e de atos, bem como a criação de uma possível resposta de Serviço de Atendimento Permanente. A mesa administrativa da SCMA deu ainda a conhecer o que já realizou e o que perspetiva para o futuro desta Unidade de Saúde”.

“A ministra da Saúde mostrou-se bastante agradada com as instalações e as condições de trabalho, tanto do Centro de Saúde de Anadia como do Hospital José Luciano de Castro, assim como com as propostas e com a disponibilidade e a capacidade do Hospital, no sentido de poder alargar os acordos que existem”, lê-se no mesmo documento.

Ana Paula Martins reiterou ainda a sua disponibilidade e a do Governo de reforçarem as respostas dadas pelo SNS, dando prioridade, além do setor público, ao setor social.

Recorde-se que, em julho, a presidente da Câmara de Anadia, Maria Teresa Cardoso, esteve reunida, em Lisboa, com a ministra da Saúde onde deu a conhecer as preocupações e apreensões do Município, relativamente à área da Saúde. Na ocasião defendeu ainda a criação de um Serviço de Atendimento Permanente que, no seu entender, “permitirá dar uma resposta mais próxima e imediata às necessidades da população anadiense”.