Assinala-se, a 14 de julho, o Dia Mundial da Liberdade de Pensamento, que possui como referência o marco inicial da Revolução Francesa de 1789, com a Queda da Bastilha.
Este evento é visto como um símbolo do movimento pela liberdade e dos direitos civis, incluindo a liberdade de pensamento e de expressão.
A Revolução Francesa foi um marco na luta contra a opressão e a favor dos direitos humanos e da liberdade individual. A queda da Bastilha simbolizou, por isso, o fim da tirania e o começo de uma era em que os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade se tornaram essenciais para muitos movimentos sociais e políticos em todo o mundo.
Portanto, o Dia Mundial da Liberdade de Pensamento é comemorado nesta data como homenagem a esses ideais e como promoção da importância da liberdade de pensamento como um direito humano essencial.
A liberdade de pensamento é um direito consagrado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (Organização para as Nações Unidas), adotada a 10 de dezembro de 1948 e reiterada pela Carta dos Direitos Fundamentais da UE no ano 2000. Segundo o artigo 18º desta Declaração “Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião”.
Este foi o dia, simbolicamente escolhido, para a divulgação da criação do Think Bairrada Creative, que tem como principal objetivo promover uma reflexão abrangente que contribua para o desenvolvimento da Região da Bairrada.
A sua marca nasce do objetivo de “think outside the box”, com formas geométricas que são envolvidas por uma cor que representa ao mesmo tempo, equilíbrio e transformação.
Após um caminho que demorou o seu tempo, o foco é este: ideias que impulsionam; porque acredito que ser livre para pensar, é na verdade, o expoente da liberdade individual.
Importa recordar que os “think tanks”, possuem as suas origens na era pré-moderna, todavia, o conceito moderno desenvolveu-se no final do século XIX e início do século XX. Surgiram, pois, como organizações de pesquisa e análise.
Nesta e em qualquer região, é relevante proporcionar o debate, a reflexão, onde muitas vezes, influenciados pela correria dos tempos, adiamos ou não contribuímos para ela.
O convite está feito, faça parte desta jornada que começa agora.
Carlos Franco
Fundador do Bairrada Creative