A exposição “As {11} Vidas da Ria: Traje Bairradino” foi inaugurada no passado domingo, na Casa-Museu do Grupo Folclórico da Pedralva – Região Bairradina, no lugar da Pedralva, freguesia de São Lourenço do Bairro, no concelho de Anadia. Esta mostra temporária integra o programa cultural de Aveiro – Capital Portuguesa da Cultura 2024. Este núcleo expositivo contempla fotografias alusivas aos vários trajes bairradinos das mais distintas características e funções sociais de outrora, e também alguns adereços e lenços antigos da região. Tudo isto funde-se com o discurso expositivo já existente na casa-museu.

A mostra foi concebida pelo Município de Anadia, em parceria com a Autarquia de Aveiro e o Grupo Folclórico da Pedralva. Integra a exposição polinucleada desenvolvida pelos onze municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, que conta a história de um território – Aveiro – unido por um elemento natural singular – a Ria de Aveiro, uma geografia que origina necessidades de trajes específicos de uma Bairrada vinhateira.

Na ocasião, o vice-presidente da Câmara de Anadia, Jorge Sampaio, sublinhou a importância da exposição, deixando um agradecimento público à autarquia aveirense “por ter envolvido” todos os Municípios da CIRA neste projeto de Aveiro – Capital Portuguesa da Cultura 2024. Os agradecimentos foram também estendidos ao Grupo Folclórico da Pedralva “pelo trabalho que tem vindo a desenvolver, ao longo de todos estes anos, em prol da cultura e da defesa do património cultural concelhio, através da pesquisa, recolha e catalogação dos usos e costumes da região”.

A exposição “Traje Bairradino” pode ser visitada até ao dia 29 de setembro. Para os dias 28 e 29 de setembro está agendada uma recriação histórica da tradicional Adiafa na Bairrada, com música, enogastronomia e animação.

É possível visitar a exposição gratuitamente. As visitas guiadas, em grupos até vinte elementos, podem ser efetuadas de segunda a sexta-feira, mediante marcação prévia através do número de telefone 231 519 780 ou do endereço eletrónico museuvinhobairrada.m.anadia@gmail.com. Ao sábado, das 14h00 às 18h00, é possível visitar a casa-museu sem marcação prévia. O espaço encontra-se encerrado ao domingo.