A localidade do Carqueijo, na freguesia de Casal Comba, prepara-se para receber um enorme evento anual, promovido pelo Grupo Motard Roda Moinas, que, ao que tudo indica, atingirá mais de cinco mil participantes. O ponto alto do evento, que começa hoje, é na manhã de domingo com o passeio motard, onde estarão cerca de 400 motas, por todo o concelho da Mealhada.

Em 2024, o convívio assinala a sua vigésima sexta edição e, Paulo Jorge Gomes, presidente do Grupo Motard Roda Moinas, não tem dúvidas que «isto não é Góis, mas começa a encaminhar-se para lá», explica, ao nosso jornal, avançando que são esperadas «mais de cinco mil pessoas». «Ainda hoje é quinta e já estão a chegar participantes», disse-nos, referindo que os motards «vêm de vários pontos do país, mas também de fora, nomeadamente da Suíça e Luxemburgo, propositadamente para este evento. Chegará uma altura, em que para continuarmos a receber bem, teremos que limitar as inscrições».

As portas do recinto no Parque Natural «Roda Moinas», no Carqueijo, abrem esta sexta-feira, 14 de junho, pelas 17h00, altura em que os participantes podem fazer as suas inscrições que, no caso de serem completas, inclui espaço para campismo no parque, banhos, todas as refeições e direito a uma t-shirt e aos espetáculos e atividades. Já hoje a noite inicia com um jantar às 20h00 e as atuações, a partir das 22h00, com os Electrik Band e Pedra & Cal.

No sábado, haverá nova abertura de inscrições, para quem chegue só neste dia, a partir das 9h00. O almoço está marcado para às 12h30, seguindo-se uma atuação da escola de samba Real Imperatriz. Depois do jantar e entrega de lembranças, atuam os CRF, Le Animateur, com um espetáculo de fogo, e Secret Chord. Haverá ainda fogo de artifício à meia noite.

No domingo, o «Passeio Motard» inicia às 10h00, sendo o almoço, antes do encontro terminar, com a iguaria premium do concelho: o leitão da Bairrada.

«São centenas de pessoas diariamente. Muitas pernoitam no nosso parque, mas outros preferem as unidades hoteleiras, em que muitas da Mealhada estão praticamente cheias à conta disto. Para que veja a dimensão do evento, teremos dois táxis disponíveis para levar as pessoas, em segurança, para os locais de pernoita», continuou Paulo Jorge Gomes.

O momento mais esperado, o do «Passeio Motard», será escoltado por dois veículos da GNR da Mealhada e explora diversos pontos do concelho, nomeadamente a vila de Luso e os Paços do Município «para a tradicional fotografia da praxe». «Teremos uma paragem na Antes, no Largo da Igreja, para um pequeno lanche», acrescentou ainda o presidente do Grupo.

Mas as atividades não se «esgotam» neste evento. «No nosso aniversário, que se comemora em novembro, também temos sempre centenas de motards. Para além disso, estamos sempre disponíveis para ajudar e colaborar com as associações da nossa freguesia e do concelho. Ainda agora estiveram cá no nosso Parque cerca de 300 peregrinos e os Bombeiros de Paços de Ferreira», continuou o dirigente, que não tem dúvidas que «depois do Carnaval, este é o segundo maior evento do concelho, que parte de um sítio tão pequeno e recebe, num só espaço, pessoas de todo o mundo».

O «Roda Moinas» é camarário, mas usufruto deste Grupo através de um contrato de comodato. «Todos os lucros que fazemos em eventos são para investimentos neste parque», enfatiza o presidente do Grupo Motard Roda Moinas, que espera, essencialmente, «que tudo corra bem, sem problemas, e que os motards cheguem em saúde aqui e depois da mesma maneira no regresso a casa».

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias Facebook «Roda Moinas»