Depois de milhares de pessoas terem passado pela Mealhada nos primeiros dias da Feira de Artesanato e Gastronomia, nomeadamente nos concertos de Marisa Liz e Dino d’Santiago, o certame, que começou no passado sábado, espera nova enchente «na Tertúlia dos 40», esta noite de dia 13, nos concertos de Sons do Minho, dia 14, José Cid, dia 15, e no Festival de Samba e Xandinho Show, que encerra a feira, na tarde de 16 de junho.
A Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada encerra dia 16 com uma tarde dedicada à música e dança: o samba. Mais de 200 pessoas entrarão em palco para um desfile de escolas, que culminará com um show de Xandinho.
Mas antes, há ainda para ouvir Carlos Daniel, João Ricardo Pateiro e Filipe Fonseca num inusitado stand-up intitulado «Tertúlia dos 40», dia 13, Sons do Minho, dia 14, que animam os palcos que pisam com músicas originais de cariz tradicional e popular, e José Cid, sábado, dia 15 de junho, cantor conhecido da grande maioria dos portugueses, que vai encerrar as noites de espetáculos, gratuitos, na Feira de Artesanato e Gastronomia Mealhada 2024.
A estes, juntam-se outros das coletividades locais, a gastronomia, o artesanato, as tertúlias, showcookings e oficinas, bem como atividades desportivas, nomeadamente as 3 Milhas da Mealhada e o Passeio em duas rodas, com a participação de quase um milhar de pessoas. Para a manhã de domingo (16), está agendada caminhada «Todos por todos», da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
No recinto, estão presentes 70 artesãos com artes tão distintas como a escultura em pedra, o trabalhar o vidro, o figurado tradicional, a olaria ou os brinquedos de madeira, bem como as famosas tasquinhas, com o melhor da gastronomia local, e espaços de petiscos.
«Vamos para os últimos dias desta feira que é um momento de encontro e de festa para o concelho e para quem nos visita. Temos uma nova vida na cidade e, portanto, aproveito para convidar a uma visita à Mealhada. Venham conhecer a nossa cultura, a nossa gastronomia, o artesanato de todo o país, desfrutar de momentos de lazer e criar boas memórias para, mais tarde, voltarem ao nosso Município», convida António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.
PROGRAMA
14 junho
19h00 – Gaiteiro Popular “Os Katembas” (Arruada)
21h30 – Concerto acústico a solo com João Nuno Teixeira (Palco Coreto 25 de Abril)
21h00 – Ús Sai de Gatas (Palco Jardim)
22h30 – Sons do Minho (Palco Choupal)
Área Artesanato Cearte
15h – 17h30 Pintura de Azulejo, dinamizado por Rosário Pereira (Pintora Decoradora e formadora do CEARTE) – Destinatários: Jovens das escolas
Inscrições: https://www.cearte.pt/courseaction/show/9578.html
18h – 20h00 Técnica de estampilha, dinamizado por Rosário Pereira (Pintora Decoradora e formadora do CEARTE) – Destinatários: Público em geral
Inscrições: https://www.cearte.pt/courseaction/show/9579.html
15 junho
17h00 – Grupo de Bombos “Só Pedra” (Arruada)
18h30 – CoimBrass (Palco Jardim)
21h15 – Fado D’Anto (Palco Coreto 25 de Abril)
22h30 – José Cid (Palco Choupal)
16 junho
09h00 – Caminhada “Todos por Todos”
16h00 – Festival de Samba (Palco Jardim)
GRES Batuque
GRES Real Imperatriz
GRES Amigos da Tijuca
Escola de Samba Sócios da Mangueira
19h30 – Show Xandinho (Palco Jardim)