As inscrições para a 1.ª Conferência de Medicina Desportiva, promovida pelo Município de Anadia, encontram-se a decorrer. O evento, de participação gratuita, vai ter lugar nos próximos dias 3 e 4 de maio, no Cineteatro Anadia. A inscrição é obrigatória e deve ser efetuada em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPvxOa8O1hJXEBXHYGnJS_OutEAiDqMwNZQja6Ee1dkI-Etg/viewform.

A iniciativa conta com a presença de reputados especialistas ligados à área da medicina desportiva, onde serão abordados um conjunto de temáticas, desde o “Sono no Desporto”, passando pela “Avaliação e Controlo de Treino”, “Nutrição no Desporto”, “Lesões” até à “Avaliação funcional pulmonar”, entre outras.

O panorama desportivo, dada a sua evolução, reclama cada vez mais o empenho na formação de técnicos e na sua constante atualização de conhecimentos. Neste sentido, o Município de Anadia decidiu organizar esta Conferência de Medicina Desportiva, contando com ilustres palestrantes de reconhecida competência que abordarão temas que respeitarão a multidisciplinaridade da Medicina Desportiva, no fito da proteção do atleta e no diagnostico, no tratamento e na reabilitação de lesões.

«Anadia assume-se como “Município do Desporto”, estando dotado de equipamentos e infraestruturas modernas que se encontram ao dispor dos munícipes, bem como de associações, federações nacionais e estrangeiras, em contexto de formação, treino e competição, de forma generalizada e inclusiva, e porque reúne condições excecionais para a prática de múltiplas modalidades», lê-se num comunicado municipal, que acrescenta que «para o Município o desporto é um fator importantíssimo para o equilíbrio biológico, quer na prevenção de doenças e na promoção de qualidade de vida, quer contrariando o envelhecimento».

 

PROGRAMA

3 de maio (6.ª feira)

09h00 – receção

09h30 – sessão de abertura

10h00 – “Composição corporal funcional no treino desportivo e no exercício”, Manuel João Coelho e Silva

11h00 – “Avaliação funcional pulmonar em medicina desportiva”, por José Carlos Carneiro

12h00 – “Sono no desporto”, por Manuel Vaz

13h00 – pausa para almoço

14h30 – “Intervenção do podologista na prevenção de lesões no futebol”, por Janete Leiras

15h30 – “Avaliação e controlo de treino”, por Amândio Santos

16h30 – Nutrição no desporto, por Samuel Amorim

17h30 – “Dar ao pedal”, por Jorge Sequeira

 

4 de maio (sábado)

09h30 – “Proteger o coração do atleta – uma indispensabilidade muitas vezes esquecida”, por Eduardo Teles Martins

10h30 – “Lesões ligamentares e meniscais do joelho no atleta”, por José Carlos Noronha

11h30 – “Atleta em recuperação – do planeamento à gestão diária”, por Nuno Tiago

13h00 – Encerramento