A Câmara da Mealhada aprovou, por unanimidade, em reunião do executivo municipal, um protocolo de cooperação com a União de Freguesias e a Associação Desportiva e Cultural dos Pescadores de Pampilhosa que visa a monitorização de lagos, lagoas e charcas do concelho com o intuito de as dotar de valências para a pesca desportiva de lazer e de competição.
“O protocolo refere-se, no imediato, à Lagoa de Antes, mas será extensivo a todos os lagos e charcas do Município da Mealhada. A Câmara Municipal compromete-se a realizar as intervenções necessárias para o uso desportivo das mesmas, bem como divulgar as regras no âmbito da pesca desportiva”, lê-se num comunicado municipal da Autarquia da Mealhada que acrescenta que “a Associação Desportiva e Cultural dos Pescadores de Pampilhosa irá monitorizar as espécies existentes nas massas de água do concelho, monitorizar de toda a envolvência das massas de água que possa afetar a prática da pesca desportiva; efetuar o levantamento das espécies existentes em cada massa de água do concelho e criar um mapa de capturas para apoiar na monitorização das espécies e se necessário promover ações para equilibrar a percentagem de predadores. Compromete-se ainda a diligenciar o preenchimento do mapa de capturas pelos seus associados que exerçam a pesca desportiva nas massas de água do concelho e a realizar treinos ou provas em conjunto para que seja mais exata a amostragem do tipo de espécies num determinado momento”.
Na reunião do executivo, o presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, referiu que “a Junta da União de Freguesias autoriza a utilização do Lago do Sume” e enalteceu a parceria, uma vez que, “eles têm muito ‘know-how’ e farão o controle de invasoras nestes locais”. “Sou muito a favor deste apoio por parte do associativismo”, disse.
Palavras corroboradas por Sónia Leite, vereadora eleita pelo Partido Socialista, que enfatizou que “a Associação irá fazer a monitorização das espécies, fazendo um mapa de capturas. Isto é manter o ecossistema”.