A Câmara de Penacova promove, dia 4 de maio de 2024, sábado, a primeira edição do Festival Artes de Rua & Wine Fest, uma iniciativa que irá juntar, no centro histórico da sede do município, provas e masterclasses de vinhos com espetáculos de músicos de rua, malabaristas, cuspidores de fogo, mágicos, danças urbanas e passeios guiados pelos sítios mais emblemáticos da vila. Pama e Le Animateur são dois artistas, oriundos do concelho da Mealhada, que estarão neste evento.

“Serão dois eventos num só. Por um lado, uma prova de vinhos – Wine Fest -, dinamizada pela conceituada Pena Drink, que irá reunir, na Casa das Artes Martins da Costa, junto aos Paços do Município, das 15h00 às 20h00, alguns dos melhores produtores / vendedores dos mais diversos tipos de vinhos comercializados em Portugal. Estarão representadas as mais prestigiadas regiões vinhateiras nacionais”, lê-se num comunicado da Autarquia de Penacova, que acrescenta, que “o acesso ao Wine Fest é gratuito. Contudo, para poderem usufruir das provas de vinhos, que decorrerão durante cinco horas, os interessados terão de adquirir um copo, no local, pelo valor de três euros”.

Quanto ao Festival Artes de Rua, decorrerá, das 18h00 de sábado às 2h00 da madrugada de domingo, nas ruas do centro histórico de Penacova, e contará com uma mão cheia de espetáculos únicos de arte circense, danças de rua, músicos do mundo, comidas e bebidas.

Algumas das velhas casas das estreitas ruas da vila de Penacova vão (re)abrir portas para ali serem vendidos petiscos, doçaria regional e diversos tipos de bebidas.

Do concelho da Mealhada, estarão no evento Le Animateur – “cuspidor de fogo” -, “com vasta experiência de muitos anos”, detentor de duas técnicas “que não deixam ninguém indiferente: sopra uma nevoa fina de liquido inflamável na frente da boca e acende-a; forma uma bola de liquido inflamável na boca e acende-a”; e Pama – cantor, guitarrista, compositor e letrista  das áreas do pop, rock e folk – já tendo editado dos álbuns originais: First em 2015 e Pama em 2019. “Em 2002/2005, foi vencedor do prémio ‘Escoliadas’. Em 2016, venceu o concurso ‘Talentos AgitÁgueda’. Em 2019, participou no programa “The Voice Portugal”, da RTP1. O seu ‘padrinho’ e mentor foi o cantor António Zambujo, que não poupou elogios a PAMA. Em 2021, foi o grande vencedor do prémio ‘Convocatória Aberta’, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”, lê-se na descrição do artista.