Abril é o mês da música no Cineteatro Messias, na Mealhada. A cantora norte-americana Jaqui Naylor sobe ao palco dia 28 de abril, mas antes há atuações de Vértice Trio, dia 12 de abril, e de Alma de Coimbra – Sons da Lusofonia, dia 24 de abril.

O jazz está em destaque, este mês, no Cineteatro Messias, juntamente com a canção de Coimbra, os poetas e autores portugueses.

Jaqui Naylor é conhecida pela capacidade de interpretar, com maestria, um repertório diversificado, reunindo músicas de diferentes géneros e gerações. Neste décimo primeiro álbum, “The Long Game”, arranjos jazzísticos etéreos de clássicos do rock de David Bowie, Peter Gabriel e Coldplay vivem confortavelmente ao lado de standards latinos, que podem ir de Kurt Weill a Charlie Chaplin. “A intérprete e compositora norte-americana é conhecida pela voz profundamente rica e muitas das canções do seu repertório são por vezes escolhidas pelos seus fãs mais dedicados, resultando em concertos únicos e memoráveis. Todo o trabalho de escrita, composição e produção é desenvolvido pelo genial músico, Art Khu que acompanha, uma vez mais, Jacqui Naylor nesta tour ao nosso país e que passa pelo Cineteatro Messias dia 28 de abril”, lê-se num comunicado da Autarquia, que acrescenta que “antes de Naylor – e ainda no jazz -, o Messias recebe Vértice Trio, um concerto que resulta da colaboração do Município da Mealhada com o JACC – Jazz ao Centro Clube. Vértice Trio estará a promover o seu primeiro disco, ‘A Longa Marcha’, editado pela JACC Records, um trabalho que contém temas escritos pelos três elementos do grupo, composto por Miguel Calhaz no contrabaixo, Mauro Ribeiro, na guitarra, e Alexandre Coelho, na bateria. Para ver, dia 12 e abril”.

Em véspera de feriado do 25 de Abril, o Cineteatro Messias apresenta “Alma de Coimbra – Sons da Lusofonia”, num concerto que será constituído por três partes. A primeira será executada pelo Coro, destacando temas imortalizados na voz de José Afonso. Na segunda, o Grupo de Guitarras assumirá o palco, apresentando composições de Carlos Paredes e Artur Paredes. Já a terceira parte, novamente a cargo do Coro, será composta por obras de diversos autores, integrando o repertório habitualmente apresentado pelo grupo. O Alma de Coimbra é constituído por antigos estudantes da Universidade de Coimbra, composto por um coro masculino que é acompanhado por piano, contrabaixo, violino e, pontualmente, percussão, e por um grupo de guitarras no feminino (guitarra de Coimbra e viola). Assente no talento e na criatividade do seu maestro Professor Augusto Mesquita – autor dos arranjos corais e instrumentais de todos os temas que o coro executa – o Alma de Coimbra promove, a divulgação dos poetas, autores e intérpretes portugueses ou de língua portuguesa.

Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos na Ticketline (www.ticketline.sapo.pt)  ou na bilheteira do Cineteatro Messias (teatromessias@cm-mealhada.pt).