As inscrições para frequência de aulas nas Piscinas Municipais da Mealhada começam esta terça-feira, 16 de janeiro, no Espaço Inovação da Mealhada. Na reunião do executivo municipal, que se realizou na manhã de ontem, foi aprovada, por unanimidade, uma redução em 50% do valor da inscrição, ficando em 10,40 euros. No próximo sábado, dia 20, serão feitos testes técnicos aos utentes para identificar os graus de cada um.

«Sentimos um enorme agrado em voltar a ter as piscinas ao serviço da população. Foi uma obra muito complexa, sem apoio de fundos europeus, onde fizemos muito mais obra do que aquilo que estava previsto», referiu António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, que acrescentou que «apesar disto, ainda há muito a fazer naquela piscina, a curto prazo. Obras de manutenção, que não estavam previstas no projeto inicial e que serão feitas faseadamente sem interromper o bom funcionamento das Piscinas».

«O ano começa a meio e, portanto, sugerimos a redução do valor da inscrição em 50%, ficando a 10,40 euros», referiu o autarca, corroborado por Ricardo Santos, vereador responsável pelo Desporto, que defendeu que o valor da proposta «é o de dar um pouco de justiça porque, normalmente, as aulas são de setembro a junho e agora só vão começar em fevereiro».

José Calhoa, vereador eleito pelo Partido Socialista, referiu que «se perdeu muita gente», concordando com a proposta de redução» e sugerindo «ir mais longe, cobrando apenas os custos do seguro e do cartão». Declaração que levou o presidente da Autarquia a afirmar que «a população quer é a piscina aberta». «Estes valores são baixos tendo em conta que tanto a energia elétrica, como o gás, aumentaram bastante. Os valores do regulamento se calhar têm mais de oito anos», acrescentou.

A obra de beneficiação das Piscinas, recorde-se, teve um investimento que ultrapassou um milhão e trezentos mil euros e visou «melhorar as condições gerais da piscina, nomeadamente no que concerne à sua eficiência energética. O projeto incluiu a construção de uma central térmica de produção de energia com utilização de biomassa e aplicação de painéis solares, além de trabalhos ao nível das fundações e estruturas em betão, alvenarias, substituição de caixilharias, serralharias e revestimentos, bem como trabalhos nas instalações, equipamentos e sistemas do edifício, tais como águas e esgotos domésticos e pluviais, eletricidade e aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC)».

Hoje tem início o processo de inscrições, que será faseado, de acordo com a modalidade que o utente pretende frequentar. Assim, nos dias 16 e 17 de janeiro, serão aceites inscrições de hidroginástica e natação para bebés (dos 6 meses aos 3 anos). Os dias 18 e 19 de janeiro, estão reservados à inscrição para aulas de natação.

As inscrições decorrem no Espaço Inovação da Mealhada, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 20h00, com exceção de 19 de janeiro, em que só decorrem no horário da tarde. Cada utente só poderá efetuar inscrições referentes a familiares de 1.º grau de parentesco (pai, mãe, filhos) e avós, munidos do cartão de cidadão.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados