Município de Águeda foi, esta semana, distinguido como uma das Autarquias mais sustentáveis do país, com um índice superior a 84%, estando no quinto lugar e num conjunto restrito de apenas nove municípios do território nacional que atingiram índices de sustentabilidade municipal superior a 80%. O galardão de Bandeira Verde ECOXXI foi entregue, na passada terça-feira, numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras.

“É, sem dúvida, um orgulho receber mais este galardão que reflete um reconhecimento, feito por um conjunto vasto de organismos independentes, das políticas de sustentabilidade que implementamos no nosso território e que contribuem para o aumento da qualidade de vida dos nossos cidadãos”, disse Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.

Os municípios galardoados foram reconhecidos pelas boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade aferidas através de vinte e um indicadores e mais de setenta subindicadores que contribuem para medir o grau de concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

De referir que os municípios que acompanham Águeda com o melhor desempenho são Pombal, Torres Vedras, Oeiras, Sintra, Braga, Santo Tirso, Matosinhos e Póvoa do Varzim.