A Festa em honra de Sant’Ana, a padroeira da Mealhada, começou no dia 26 de julho, e termina este domingo, dia 30 de julho, com eucaristia seguida de procissão, dinamizada pela Misericórdia da Mealhada. A eucaristia será presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.

A habitual comemoração em honra de Sant’Ana, este ano, tem um sabor especial, pois contará com a participação dos 458 peregrinos, que no concelho da Mealhada integraram os Dias na Diocese (DND), dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada preparou a eucaristia em formato campal, para acolher os peregrinos, as famílias que os receberam, voluntários e população em geral. A eucaristia terá lugar nas imediações da Capela de Sant’Ana, na Mealhada, às 17h. No final da missa realizar-se-á a tradicional procissão pelas ruas da cidade. A Misericórdia da Mealhada convida a comunidade a participar na festividade e a associar-se de forma ativa.

“Muitos destes jovens levarão para os seus países de origem, como memória da Jornada e de Portugal, o acolhimento e a experiência que lhes proporcionarmos”, afirma Nuno Castela Canilho, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, que acrescenta: “Mostremos o melhor da nossa tradição e devoção. Decoremos a porta das nossas casas e coloquemos as colchas na janela nas ruas onde passa a procissão”. O dirigente da Misericórdia deixa, ainda, um apelo: “Por uma questão logística e pelo facto de se contar com um grande número, porém indefinido de pessoas, sugerimos a todos que possam participar, tendo cuidado com o calor – e para isso usem chapéu, protetor solar e tenham água – e, podendo, possam levar uma cadeira ou um banco, para que todos possam estar absolutamente confortáveis!”. Mais tarde, mas ainda no largo da Capela de Sant’Ana, os peregrinos da JMJ irão despedir-se do concelho da Mealhada com a “Cerimónia do Envio”, às 21 horas, o término dos DND e a partida para Lisboa, no dia seguinte, amanhã.

As celebrações da Festa de Sant’Ana começaram no dia 26 de julho, Dia dos Avós, e dia da solenidade da padroeira, com uma eucaristia na Capela de Sant’Ana, no final da tarde, em ação de graças pela Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e do Agrupamento de Escuteiros do CNE 1035 – Sant’Ana – Mealhada, bem como em sufrágio dos irmãos, trabalhadores e beneméritos da Misericórdia, dos Bombeiros e dos Escuteiros falecidos. Durante o dia, houve ainda animação pelas ruas da cidade com o grupo de gaiteiros, “Os Carriços”. A Misericórdia da Mealhada conta com a colaboração da Unidade Pastoral da Malhada, do Comité Organizativo Territorial Despertar das JMJ, dos Agrupamentos de Escuteiros do concelho da Mealhada e da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Mealhada, para a preparação da missa campal e da procissão.