O concurso da 8.ª Mostra de Vinhos, que se realizou no passado domingo (dia 23 de abril), no Centro Cultural de Grada, premiou seis produtores de vinho da freguesia de Vila Nova de Monsarros. Na categoria dos vinhos brancos, o primeiro lugar foi atribuído a Paulo Diniz Lebre, o segundo a Augusto Ferreira Sousa e o terceiro a Fernando Fernandes Melo. Na categoria dos vinhos tintos, António Arlindo Costa Rolo obteve a melhor pontuação, seguido dos produtores José Mariz Amorim (segundo lugar) e João Santos (terceiro lugar).
Os vinhos apresentados nesta sessão – 29 tintos e 9 brancos – foram avaliados às cegas por José Manuel Carvalho (produtor e provador), Cristóvão Moreira (enólogo), Francisco Batel Marques (proprietário, vitivinicultor e engarrafador da Quinta dos Abibes), Jorge Sampaio (presidente da direção da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal) e Tiago Rodrigues (elemento da equipa de enologia da marca Luís Pato). “Este especializado e conceituado júri, presidido por José Manuel Carvalho, mostrou-se positivamente surpreendido com a qualidade dos vinhos apresentados”, avança, em comunicado, da direção da Associação Recreativa de Grada, entidade organizadora do evento que, este ano, comemora 47 anos.
Basílio Carvalho, presidente da direção, fez um “balanço muito positivo” da 8.ª Mostra de Vinhos e destacou a importância de eventos como este para a valorização dos produtos endógenos, que se distinguem pela diversidade e excelência.
A 8.ª Mostra de Vinhos contou com a participação de 25 produtores e com o apoio da Câmara Municipal de Anadia, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Monsarros, da Pavigrés Cerâmicas, S.A., da Anadil – Comércio Geral e Importação, S.A., do restaurante Pedro dos Leitões, da Quinta dos Abibes, da Padaria Vila Nova e da TIPANADIA – Artes Gráficas.
A iniciativa, de entrada gratuita, é dirigida a apreciadores de vinho, em particular, mas também a toda a população em geral, que tenha interesse em conhecer vinhos locais, bem como de conviver.
Recorde-se que, em agosto passado, a Associação realizou também um evento intitulado “Cá vai Grada!”, que incluiu uma demonstração de danças afrolatinas (a cargo da Escola de Dança FlowMotion Dance Academy), uma atuação do Grupo Folclórico da Pedralva – Região Bairradina e uma gincana de bicicletas realizada pela Escola de Ciclismo Sardanetas BTT. Decorreram ainda jogos tradicionais, como malha e corrida de sacos, para crianças e adultos.
Em maio de 2022, a Associação Recreativa de Grada levou a cabo também “a tradicional e secular” Festa das Almas.