Os brasileiros Jardel – antigo jogador de futebol – e Jaciara – influencer – são os reis do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, cujos corsos se realizam no centro da cidade da Mealhada, nas tardes de 19 e 21 de fevereiro e na noite de segunda-feira, dia 20. O custo de entrada em cada desfile é de seis euros.
A festa começa já hoje, sexta-feira, com a apresentação, na Tenda gigante, a partir das 23h00, das quatro escolas de samba que desfilam no Carnaval da Mealhada. A cargo da animação estará o músico Xandinho a partir da 1h00, seguindo-se um «disc-jockey».
No dia seguinte, sábado, 18 de fevereiro, a tarde será dedicada ao segundo ensaio técnico por todo o percurso dos desfiles e, à noite, a Associação do Carnaval da Bairrada retomará uma tradição, suspensa há décadas, a do Baile de Gala. «Um evento privado, projeto-piloto, onde estarão cerca de meia centena de pessoas, antigos dirigentes ligados ao Carnaval, que pretendemos homenagear com este momento», explica Alexandre Oliveira, presidente da direção da ACB, acrescentando que o evento «se realizará no Pavilhão da Escola Secundária da Mealhada e que englobará jantar e um baile com o mítico grupo Yankees».
No desfile de domingo, como habitualmente, as escolas de samba serão avaliadas por uma comissão técnica, que está a ter reuniões preparatórias há várias semanas, mas os resultados desta avaliação só serão conhecidos a 24 de fevereiro, sexta-feira seguinte ao Carnaval, numa Gala que acontece no Cineteatro Municipal Messias, a partir das 21h30, destinada apenas a entidades convidadas e escolas de samba, pela limitação de lugares do espaço. Para além da divulgação dos resultados do Concurso de Escolas de samba, uma co-organização da ACB com Batuque, Imperatriz, Tijuca e Mangueira, serão também atribuídos alguns prémios individuais.
Mónica Sofia Lopes