A sexta edição do Rally Legends Luso Bussaco, que se realizará de 4 a 6 de novembro, conta já com 130 inscritos, apesar de, por força da logística, só participarem 80 veículos, vindos de vários pontos do país, sendo trinta destes oriundos do estrangeiro, nomeadamente, de Espanha e Inglaterra. Este ano, o percurso transporá o concelho da Mealhada, estendendo-se aos de Mortágua e Penacova. Será aliás neste último concelho que se recuperará um dos troços míticos dos anos oitenta, o dos «Cinco Caminhos».
Os grandes acontecimentos estão previstos a partir do dia 4 de novembro, mas já a 3, quinta-feira, decorrerão as verificações dos veículos, que se prolongam para o dia seguinte. Na sexta-feira, haverá uma partida simbólica na Câmara da Mealhada, pelas 17h30, seguindo para a Mortágua, onde decorrerá uma especial noturna, das 19h30 à meia-noite, junto à Estrada Nacional 234.
No sábado de manhã haverá um percurso de oito quilómetros de Algeriz ao Luso e daqui a Penacova, onde decorrerá um almoço perto dos Paços do Município. Neste concelho será realizado o troço dos «Cinco Caminhos», partindo da localidade de São Paulo a Cerquedo. À noite, realizar-se-á uma especial noturna no Luso com três quilómetros.
No domingo de manhã, o encerramento das provas faz-se desde Trezói, no concelho de Mortágua, até ao Bussaco, onde, perto do Palace, dentro de uma tenda transparente será servido um almoço. À tarde, e já no Luso, haverá entrega de prémios.
Um dos pontos altos do evento será a homenagem a «um reconhecido piloto», que estará presente, bem como o veículo com que correu nos anos 80. «Queremos trazer aqui carros que estão na garagem, ícones dos anos 80, nomeadamente de Sintra, Arganil e também do Bussaco», começou por dizer Diogo Ribeiro, do Clube LusoClássicos, enaltecendo que «o Rally Legends já começa a ser uma peça do calendário da modalidade e a grande fórmula para isso é saber receber e mostrar o que de melhor temos».
«No ano em que o concelho voltou a vibrar com o Rally de Portugal, estamos aqui hoje a fazer história, promovendo um evento que junta três municípios, assim como o Turismo Centro de Portugal, que logo no primeiro contacto adorou o projeto», começou por dizer António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, garantindo «um evento que traz carros históricos, pilotos lendários e públicos diferenciados». Palavras corroboradas por Álvaro Coimbra e Ricardo Pardal, presidentes das Câmaras de Penacova e de Mortágua, respetivamente. «Temos todas as condições reunidas para que esta prova seja um sucesso e assegure uma grande multidão», disse Álvaro Coimbra, enaltecendo o facto de ser recuperado «um troço mítico dos anos 80, o dos “Cinco Caminhos” e da Serra do Carvalho». Já Ricardo Pardal recordou que «no ano passado o Rally de Mortágua coincidiu com o Legends e logo percebemos a espetacularidade e atratividade que têm os carros antigos. Para Mortágua isto é bom porque procuramos um produto diferenciado que permita ter novos públicos alvo».
Para Pedro Machado, do Turismo Centro de Portugal, este evento complementa-se com muitos outros produtos turísticos, nomeadamente, gastronómicos, religiosos, termais, ligados ao trail, não esquecendo «a importante» estação náutica em Mortágua. «Vale a pena o investimento sempre que se dá continuidade aos eventos e é também isso que se pretende», rematou.
Texto, fotos e vídeos de Mónica Sofia Lopes
Galeria de fotografias de José Moura em https://www.facebook.com/bairradainformacao