A Câmara de Anadia aprovou, na sua reunião do passado dia 24 de março, a concessão de mais dois apoios ao empreendedorismo. O incentivo foi atribuído, no âmbito do Regulamento de Incentivos à Promoção do Empreendedorismo, do Investimento e Criação de Empresas “Invest em Anadia”, contemplando duas empresas na área da energia e do design e comunicação, designadamente “Power Go – Integrated Energy Solutions” e a “Ideias Bravas”.

A “Power Go – Integrated Energy Solutions” foi criada em janeiro de 2022, prestando serviços tendo em conta uma nova realidade económica em construção, a dos modelos de negócios da área da energia, quanto à sua integração das componentes ambiental e de eficiência energética.

O executivo deliberou atribuir uma bolsa mensal, no valor de 250 euros, não reembolsável, durante o período de um ano, bem como um apoio não reembolsável para contratação dos serviços da Incubadora de Empresas do Curia Tecnoparque até aos seguintes limites anuais: 480 euros, 360 euros e 240 euros, no primeiro, segundo e terceiros anos de incubação, respetivamente.

A “Ideias Bravas” desenvolve serviços nas áreas de design e comunicação de marcas, produtos e eventos, decoração de espaços interiores e exteriores, e planeamento e organização de cerimónias e certames particulares ou empresariais. Vão ser concedidos apoios não reembolsáveis de 480 euros por ano e de 350 euros também por ano, para contratação de serviços de contabilidade e de design e/ou artes gráficas, respetivamente, pelo período máximo de três anos.

Este tipo de apoios municipais faz parte de um conjunto de medidas e de mecanismos concretos de apoio e de incentivo à atividade empresarial no concelho de Anadia, visando atrair empreendedores e investimento, e apoiar o tecido empresarial instalado, à luz das orientações estratégicas descritas no “Invest em Anadia”.

Recorde-se que um dos objetivos estratégicos do Município de Anadia passa por apostar no desenvolvimento económico e sustentável do concelho, em cumprimento do qual desenvolveu e está a implementar o programa “Invest em Anadia” I Estratégia Municipal de Promoção do Empreendedorismo, do Investimento e Criação de Empresas, assumindo um papel ativo na promoção do empreendedorismo, no apoio às empresas e no reforço da captação de investimento.

 

Oposição apela à “revisão do regulamento”

Na sessão camarária, João Nogueira de Almeida, vereador eleito pelo PSD, lamentou o facto “de haver diferenças grandes entre a primeira proposta de apoio e a segunda” e André Henriques, vereador do PS, sugeriu “a revisão do regulamento”. Declarações que levaram Jorge Sampaio, vice-presidente na Autarquia de Anadia, a garantir que “irá ser reformulado”. “Temos de criar objetivos mais concretos”, enfatizou.

Já a presidente da Câmara de Anadia, Teresa Cardoso, referiu também que “o principal objetivo sempre foi o de apoiar jovens empreendedores e ideias inovadoras. Os apoios são exíguos, mas importantes”.