Na próxima terça-feira, 1 de março, partirá da Mealhada, em direção à fronteira da Polónia com a Ucrânia, para levar roupas, comida e medicamentos. A entrega de bens pode já ser feita este domingo, 27 de março, na Roda Viva – Loja Social da Mealhada, situada no Estádio Municipal da Mealhada, a partir das 14h30.

A iniciativa solidária, promovida pela transportadora TMP, conta agora com o apoio da Câmara da Mealhada, que se associa à iniciativa de recolha dos bens. Assim, para além dos bens puderem ser entregues nas instalações da TMP, no Canedo, freguesia da Pampilhosa, durante o dia de amanhã, 28 de fevereiro; já hoje, quem quiser, pode fazê-lo na Loja Social da Mealhada a partir das 14h30 e até às 19 horas, e amanhã durante todo o dia.

O «Bairrada Informação» fez uma pesquisa para tentar perceber os bens em falta e que estão a ser recolhidos por outras instituições no país. Para além de roupas, mantas e cobertores, os interessados podem entregar bens alimentares com longo prazo de validade, por exemplo, massas, arroz, conservas e enlatados, leite em pó, café solúvel, bolachas secas e chocolate preto.

A nível de medicamentos encontram-se listas nas redes sociais que apelam à entrega de glucose 5+; analgésicos (paracetamol, metamizol, tramadol), anti-inflamatórios (benuron, ibuprofeno, brufen, nimed, naproxeno), protetores gástricos (omeprazol, sucralfato) e pomadas para queimaduras.

Há ainda pedidos de primeiros socorros como compressas, ligaduras, fitas adesivas, água oxigenada e pensos rápidos; artigos de higiene (pensos higiénicos, toalhitas e fraldas); e bens como lanternas de cabeça (ciclope), cantis para água e canecas térmicas.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados