O escritor e ilustrador Pedro Seromenho participou em mais três sessões para cerca de 200 alunos do 1.º Ciclo Básico, do concelho de Cantanhede.
As iniciativas que se realizaram no passado dia 4 de outubro, decorreram em formato virtual e contaram com a participação de alunos das EB1 da Sanguinheira e Tocha, do Agrupamento de Escolas Gândara Mar. Já na sessão, realizada no dia 7 de outubro, participaram 2 turmas das EB1 de Cantanhede e do Corticeiro de Cima, dos Agrupamentos de Escolas Lima-de-Faria e Marquês de Marialva, respetivamente.
Durante as sessões, Pedro Seromenho partilhou aspetos relacionados com a sua vasta experiência enquanto escritor e ilustrador, em particular sobre a sua mais recente obra “Inês, a inventora de profissões” e interpretou textos literários desta publicação.
O livro “Inês, a inventora de profissões” foi apresentada pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC), numa sessão pública online, que decorreu em novembro de 2020, e que contou com a presença do escritor Pedro Seromenho e da ilustradora, Zita Pinto. Esta obra foi selecionada para os alunos do 1.º ciclo no âmbito da fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2021.
Esta é a segunda vez que Pedro Seromenho participa em atividades com alunos dos agrupamentos de Cantanhede, já no mês de abril o escritor e ilustrador infantojuvenil Pedro Seromenho já tinha realizado três sessões, igualmente à distância, para alunos dos Agrupamentos de Escolas Lima-de-Faria e Marquês de Marialva.
Pedro Seromenho Rocha nasceu em 1975, na República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside atualmente. Licenciado em Economia, desde muito cedo demonstrou excecionais apetências pelo universo da escrita e da pintura, colaborando em inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador
A Inês é a jovem mascote do projeto de educação promovido pela CIM Região de Coimbra – o Realiza.te – e que desafia, desde 2016, os pequenos empreendedores do 1.º ciclo da nossa região a criar histórias e jogos didáticos, dando a conhecer o nosso território na companhia de amigos que a visitam, ganhando assim nova roupagem e novos desafios, procurando-se adaptar ao perfil dos alunos do século XXI.
O livro nasceu da vontade e desejo de várias bibliotecas públicas, promotores de excelência da leitura no território que desenvolvem o potencial das crianças da Região de Coimbra, dando a oportunidade de explorarem as suas vocações, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e preparando-os para os desafios de uma sociedade em constante mudança.