O Comando Territorial de Aveiro da Guarda Nacional republicana, através do Posto Territorial de Oliveira do Bairro, no dia 5 de outubro, resgatou doze pintassilgos (carduelis carduelis), capturados ilegalmente, na freguesia de Oiã, no concelho de Oliveira do Bairro.

Na sequência de uma denúncia a informar sobre a captura ilegal de pintassilgos, os militares da GNR deslocaram-se ao local, deparando-se com um homem em fuga. Na operação foram apreendidos um veículo ligeiro de passageiros; doze pintassilgos; três gaiolas em madeira; duas redes de malha fina; e diverso material de apoio à atividade ilegal tal como uma enxada e diversas estacas de metal.

O suspeito, um homem de 61 anos, foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal de Oliveira do Bairro. As aves foram entregues no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Em comunicado, a GNR refere que “quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegética e é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até cem dias”.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), apela à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.