A Câmara de Anadia aprovou, em reunião de executivo, no passado dia 23 de junho, a adjudicação da empreitada de “Reestruturação e Reabilitação do Centro de Anadia” à empresa Nível 20 – Estudos, Projetos e Obras, Lda., pelo montante de 1.209.931,7€, com um prazo de execução de dez meses.

“Pretende-se com esta intervenção sanar algumas patologias de construção, por forma a melhorar, substancialmente, as condições de funcionamento e de conforto deste equipamento de saúde, dotando-o de meios modernos e funcionais, permitindo um acesso aos cuidados primários de saúde com maior qualidade e adaptado às novas exigências”, avança a Autarquia, em comunicado, acrescentando que “a reestruturação tem em vista a criação de condições físicas para a implementação de uma USF – Unidade de Saúde Familiar, bem como de um gabinete dedicado à saúde oral, dotado dos equipamentos necessários ao seu bom funcionamento”.

Para além da reorganização e adaptação de alguns espaços, será também feita a remodelação da instalação da rede e a substituição de todos os equipamentos de climatização e ventilação. No que respeita às águas quentes, será concebido um sistema solar de aquecimento, explorando a energia do sol, com apoio de uma caldeira mural e um depósito de 500 litros, permitindo triplicar os banhos necessários aos profissionais de saúde. Vai ser instalado um parque fotovoltaico, com 42 painéis solares, estando também prevista a criação de um posto de carregamento rápido de veículos elétricos, com uma alimentação de energia elétrica proveniente do parque fotovoltaico, diminuindo assim o impacto ambiental.

A parte exterior também será alvo de uma intervenção, nomeadamente a reabilitação de pavimentos degradados, relativos a zonas de circulação automóvel e de circulação pedonal, a construção de novos passeios, reabilitação dos muros de vedação e suporte de terras e instalação de nova sinalização horizontal e vertical para as vias de circulação automóvel.

O projeto de requalificação e reestruturação do Centro de Saúde de Anadia foi realizado em colaboração e com o acompanhamento do Departamento de Instalações e Equipamentos da Administração Regional de Saúde do Centro.