Um grupo de voluntários tem vindo a dinamizar o projeto “Aldeia + Limpa” nas freguesias de São Lourenço do Bairro, Vilarinho do Bairro e na União de Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas. A iniciativa consiste em ações de recolha de lixo na via pública. Uma das últimas decorreu, no passado dia 13, na qual foram recolhidos mais de 70 kg de lixo e que contou com a presença do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Anadia, Lino Pintado, e dos presidentes de Junta de Freguesia de São Lourenço do Bairro e de Vilarinho do Bairro, Mário Marinho e Dinis Torres, respetivamente.

Num comunicado municipal, o vereador do Ambiente congratula-se com esta iniciativa que “visa contribuir para a sustentabilidade ambiental do concelho”, sublinhando que a mesma “conta não só com o apoio e incentivo municipal, como também com o nosso envolvimento e colaboração”.

“Trata-se de uma iniciativa de enorme valor, que consubstancia na prática a limpeza de lixo descartado na via pública por pessoas com falta de consciência ambiental e de respeito pelo bem comum e pela vivência em comunidade. Apesar do esforço e apelo dos serviços municipais e das juntas de freguesia, é humanamente impossível acudir de imediato e ao mesmo tempo à falta de civismo”, lê-se no mesmo documento, que acrescenta que “para além do importante efeito prático de limpeza e proteção do meio ambiente, esta iniciativa consagra também uma mensagem de forte conteúdo pedagógico visando um efeito dissuasor à repetição do comportamento irresponsável dos que descartam lixo nos espaços públicos”.

Lino Pintado deixou uma palavra de agradecimento a todos os intervenientes, destacando “o papel preponderante” do principal mentor do projeto, Frederico Carvalho, e dos elementos da ADC Pedralva, bem como dos presidentes de Junta de Freguesia de São Lourenço do Bairro e Vilarinho do Bairro, e do Agrupamento de Escuteiros de São Lourenço do Bairro que participaram ativamente na limpeza realizada. Recordou também “o importante papel” que Jorge Almeida, do Centro Cultural e Recreativo do Outeiro de Baixo, a Associação AMIGA de Amoreira da Gândara e a presidente da União de Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas têm desempenhado neste projeto.

O projeto “Aldeia Limpa” conta com o apoio do Município de Anadia, sendo objetivo da autarquia o seu aprofundamento e a possibilidade de o mesmo poder vir a ser replicado por outras freguesias.