A Sociedade de Refrigerantes Buçaco, Lda. – empresa de produção e comercialização de refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas -, detentora das marcas «Bussaco», «Bussaquina» e «Bussaquinho», foi fundada, por José Dias de Carvalho, a 16 de fevereiro de 1921 e a sua gestão encontra-se na terceira geração. Atualmente é o neto de José Carvalho – João Carvalho – o administrador da empresa. Na passada terça-feira, em Assembleia de Freguesia, a Junta do Luso homenageou a empresa.

A completar 100 anos de existência, em 2021, a Sociedade de Refrigerantes Buçaco, Lda.  «é hoje uma empresa moderna, respondendo, neste sector, a todo um mercado exigente e competitivo» e a prova disso é a distinção, em Londres, com a Medalha de Ouro para a Qualidade.

«É uma marca extraordinária de longevidade que fica gravada na memória de todos pela sua imagem única, pela sua grande qualidade e pelas características humanas e de empenho social de todas as pessoas que estiveram à frente dos destinos desta empresa da nossa terra», referiu, na última Assembleia de Freguesia, Claudemiro Semedo, presidente da Junta, acrescentando que «ainda recentemente no âmbito do projeto Luso Antique, nos foi revelado o carácter único de José Carvalho ao assumir todas as despesas para oferecer ao seu Luso um campo de futebol para o nosso clube Desportivo do Luso».

«Todos sabemos das dificuldades que, os últimos anos, afetaram esta empresa, mas também todos somos testemunhas do esforço e da perseverança do João Carvalho que, consciente do legado enorme que lhe foi deixado, tudo faz para manter viva esta marca, a sua imagem, e as características únicas que fizeram da laranjada Buçaco um produto de excelência. E é com base nesta persistência, que se atingiram os 100 anos e esperamos, todos nós, que possam atingir-se muitos mais», disse ainda o autarca.

Em fevereiro passado, recorde-se, em comunicado enviado ao nosso jornal, João Carvalho, administrador da empresa, apresentou «uma palavra de gratidão a todos os seus clientes e consumidores, bem como a todos os fornecedores, parceiros, funcionários e ex-funcionários que mantiveram durante um século uma ligação ímpar no panorama regional, nacional e até internacional» com a empresa de refrigerantes.