Em entrevista ao Diário de Coimbra, publicada esta quinta-feira, dia 13 de maio, Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, afirma que o Município “estima ter gasto, até agora, com a pandemia, mais de um milhão de euros”.

“A pandemia teve um impacto enorme e nós, na Câmara da Mealhada, tentámos ser transversais na resposta que fomos dando. (…) Num primeiro momento, houve que mobilizar gente para apoiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social, confecionando equipamentos de proteção individual, comprando testes, reorganizando serviços municipais para dar respostas. Criámos imediatamente um Serviço em Rede para apoiar quem estava infetado ou em isolamento, através do qual fornecemos cabazes alimentares de emergência, fomos à farmácia aviar receitas para os munícipes mais dependentes e vulneráveis. (…) Mais recentemente, passámos para a operacionalização do centro de vacinação no Pavilhão Desportivo da Mealhada”, referiu o autarca.

Rui Marqueiro adianta ainda que, no último ano, “houve um sem número de ações que tivemos de desenvolver: desinfeções, campanhas de informação, mudança de feiras, aquisição de máscaras para distribuição massiva à população, apoios no que se refere à Educação em tempos de interrupção letiva…”.

“Posso dizer-lhe que estimamos ter gasto, até agora, com a pandemia, mais de um milhão de euros. Lembro que o nosso concelho tem apenas cerca de vinte mil habitantes”, sublinha o edil, garantindo que agora se vai retomando “as atividades, a cultura, o desporto, o turismo, o apoio à economia. (…) E vamos também apoiando as empresas com campanhas de divulgação e incentivo às compras no comércio local, com um programa de apoio financeiro complementar para apoiar serviços, comércio, isenção de taxas, redução de impostos municipais, etc.”.