O Município de Anadia, representado por Jorge Sampaio, juntamente com as autarquias de Coimbra e Condeixa-a-Nova, assinou, esta sexta-feira (19 de fevereiro), um protocolo de cooperação com o Turismo Centro de Portugal para acelerar a certificação e dinamização do Caminho Português de Santiago. Este protocolo estipula que o Turismo Centro de Portugal é a entidade gestora do Caminho Português de Santiago ao longo do território da Região Centro.

A sessão de assinatura decorreu na Câmara Municipal de Coimbra e aconteceu na sequência de atos idênticos realizados, no final do ano passado, com outros municípios, situados nos territórios por onde passa o Caminho Português de Santiago (itinerários Caminho Central e Via Portugal Nascente). A cerimónia contou com o testemunho de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, que destacou a importância de estruturar os Caminhos de Santiago enquanto produto turístico. “Portugal tem 500 mil peregrinos por ano só nos Caminhos de Santiago, que são um ativo fundamental. Além disso, os Caminhos permitem a interligação com outros produtos turísticos, como a gastronomia, a natureza, a cultura e o património. Grande parte dos peregrinos faz o caminho por motivos culturais”, recordou. O anfitrião da sessão Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, enalteceu o “ato simbólico de grande importância” que representou a assinatura. “Esta operação é muito especial, uma vez que pretende ativar as memórias de grande parte do território. Os Caminhos de Santiago, ao longo do tempo, sempre foram um fator de ligação no nosso país. Com isto, estamos a valorizar as nossas raízes, a espiritualidade e o acolhimento”, sublinhou o autarca.

Recorde-se que são 12 os municípios da região Centro que são atravessados pelo Caminho Central de Santiago, que tem 210 quilómetros: Vila Nova da Barquinha, Tomar, Ferreira do Zêzere, Alvaiázere, Ansião, Penela, Condeixa-a-Nova, Coimbra, Mealhada, Anadia, Águeda e Albergaria-a-Velha. A Via Portugal Nascente, percurso com 199 quilómetros, atravessa oito edilidades da região: Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Fundão, Covilhã, Belmonte, Guarda, Celorico da Beira e Trancoso.

Os Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago de Compostela foram inscritos na lista indicativa de Portugal a Património Mundial UNESCO, em maio de 2016. Para que tal classificação seja concedida é necessário certificar os caminhos. O Decreto-Lei n.º 51/2019, de 17 de abril, veio regular a valorização e promoção do Caminho de Santiago, através da certificação dos seus itinerários, que está em curso.

 

 

Fonte: https://www.cm-anadia.pt/