A vacinação contra a Covid-19 na comunidade no concelho de Anadia teve o seu início esta quinta-feira, 18 de fevereiro. Nesta primeira fase, segundo indicação da Entidade Local de Saúde, o Centro de Vacinação vai estar localizado na Extensão de Saúde de São Lourenço do Bairro.

A Entidade de Saúde Local será a responsável pela vacinação, prevendo-se que sejam administradas 600 vacinas nesta etapa inicial. De salientar que os utentes, a quem será administrada a vacina, serão previamente contactados pelo Centro de Saúde de Anadia, com a indicação do dia e hora para comparecem naquela Unidade de Saúde.

A autarquia levou a efeito algumas obras de adaptação na Extensão de Saúde de São Lourenço, nomeadamente a abertura de uma porta, a criação de uma rampa de acesso e resolução do problema de aquecimento de águas, conforme solicitado pelo Aces Baixo Vouga, na pessoa do seu Diretor Executivo, Pedro Almeida.

A autarquia agilizará, caso seja necessário, o transporte de pessoas que não tenham meios para se deslocar até ao posto de vacinação.

À semelhança do que já aconteceu com a vacinação dos utentes dos lares, o Município de Anadia continua atento e a colaborar com todo este processo.

De salientar que o Município de Anadia colocou à disposição daquela Entidade de Saúde, o Pavilhão de Desportos de Anadia para acolher todo o processo de vacinação no concelho, contudo, os responsáveis entenderam, face à ainda escassez de vacinas, não utilizar aquele espaço.

Esta fase da vacinação contempla as pessoas com idade igual ou superior a 80 anos, bem como aquelas que tenham 50 ou mais anos, com pelo menos uma das seguintes patologias: Insuficiência cardíaca; Doença coronária; Insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

 

 

Fonte: Município de Anadia