O Centro de Santo Amaro, em Casal Comba (Mealhada), da APPACDM de Anadia, tem cinco utentes internados devido à infeção por covid-19, uma situação que já provocou também uma vítima mortal – um homem de 42 anos – residente na mesma instituição. O surto, identificado há poucos dias, levou a que fossem tomadas medidas, nomeadamente, a de os utentes que não estão infetados, assim como funcionárias, serem acolhidos numa unidade hoteleira no Luso, para que sejam evitados, ao máximo, contactos externos. Também na IPSS em Barcouço, funcionários e utentes estão a ser testados nos últimos dias, depois de quatro colaboradoras terem testado positivo para a infeção por covid-19.

O assunto foi ontem focado na reunião do executivo da Mealhada, tendo Arminda Martins, vereadora na Autarquia e responsável pelo acompanhamento da evolução da pandemia no concelho, explicado que a situação está a ser monitorizada «duas, três vezes por dia, por nós (Câmara), pela delegada de saúde e pela diretora técnica da instituição». O surto, segundo Arminda Martins, «está perfeitamente identificado, tendo começado por duas funcionárias, sendo que uma esteve em contacto com os utentes e outra não». «Há ainda cinco utentes internados», continuou a vereadora, que registou «um voto de apreço às duas equipas – a que esteve no terreno nos últimos dias e a que está atualmente -, que estão a fazer turnos de doze horas, numa situação que sabemos que não é nada fácil».

A vereadora aproveitou, mais uma vez, a oportunidade, para novamente alertar que «estão a aparecer pessoas com sintomatologia ao 11.º e 12.º dias», uma situação que considera «bastante preocupante», sublinhando que «um teste não é uma vacina». «Um dos problemas que temos é não conseguirmos que as pessoas em confinamento fiquem em casa, sob pena de não nos ajudarem a controlar a doença», rematou.

Também esta manhã, numa apresentação pública, Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, referiu estar «imensamente triste» com o surto no Centro de Casal Comba da APPACDM, não contendo a emoção. «Isto custa-me muito!», lamentou em lágrimas.

O «Bairrada Informação» tentou obter esclarecimentos por parte da instituição, tendo nos sido pedido que as questões fossem remetidas por e-mail, como assim o fizemos. Em resposta, Maria Madalena Cerveira, presidente da direção da Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Anadia, lamenta não estarem «em condições, neste momento, de responder às solicitações, dado o momento conturbado que se está a viver na instituição».

Também no Jardim de Infância Dr.ª Odete Isabel testaram positivo à infeção por covid-19 quatro funcionárias, três de Apoio Domiciliário e uma responsável técnica. «Falamos de quatro focos externos, diferentes, que resultam de contactos familiares», referiu, ao nosso jornal, o corpo diretivo da instituição, garantindo que os 28 utentes da estrutura residencial «estão a ser testados», não havendo, contudo, até ao início da tarde de ontem, «nenhum com sintomas da doença». «Estamos desde o início, em que foi detetado o primeiro caso, a ser acompanhados por uma equipa médica, liderada pelo dr.º Rui Nogueira, que, voluntariamente, nos está a prestar assistência», enfatiza a direção da IPSS.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados