Paróquias de Barcouço, Casal Comba, Luso, Mealhada, Pampilhosa, Vacariça e Ventosa do Bairro

 

Em virtude da situação da Pandemia COVID19 e do aumento rápido de casos que a mesma está a provocar em todo o concelho da Mealhada, a prudência pessoal, as orientações das autoridades sanitárias e o bom senso pastoral, obrigam a que se tomem as seguintes medidas para todas as paróquias da Unidade Pastoral da Mealhada:

 

  1. As missas vespertinas, ao sábado, estão suspensas em todas as paróquias, para já, até ao final do mês de novembro, a começar já no próximo sábado, dia 14.
  2. Durante este tempo, através das redes sociais (na página do Facebook da AJCL – Associação Cristã de Jovens do Luso), será transmitida a missa, todos os sábados, pelas 17:00 horas, da igreja paroquial do Luso, só com a presença de um grupo muito reduzido de pessoas que assegurará o apoio técnico e os serviços litúrgicos indispensáveis.
  3. As missas, ao domingo, serão celebradas só de manhã, no horário habitual, pedindo às pessoas o rigoroso cumprimento das normas já conhecidas (uso da máscara, higienização das mãos e o distanciamento físico), dentro e fora das igrejas.
  4. As reuniões e restantes atividades agendadas, até ao final do mês de novembro, ficam

igualmente suspensas, evitando assim riscos desnecessários.

  1. As missas, durante a semana, serão celebradas nos dias e horários habituais.
  2. As celebrações de funerais são restritas aos familiares diretos, seguindo o costume já habitual: celebração na igreja matriz de cada paróquia, seguindo de carro para o cemitério onde terá lugar o sepultamento; ou, então, celebração só no cemitério.
  3. As catequeses paroquiais e outras atividades presenciais devem ser suspensas, podendo realizar-se através das plataformas digitais ou de outras redes sociais.
  4. A quem não for possível participar na missa dominical nas paroquias, poderá e deverá

continuar a ter uma vida intensa de oração individual e familiar, participar na celebração da missa através das televisões, aos domingos de manhã, e na recitação do Terço, através da Rádio Renascença, na tarde de todos os dias da semana.

  1. A oração fervorosa de cada um não dispensa os cuidados individuais responsáveis e o

respeito pelas orientações das autoridades sanitárias. O empenho de cada um em ambas

as dimensões é a melhor forma de ultrapassar esta grave e dramática situação que a todos atinge.

 

Por fim, o Pároco estará sempre disponível para acolher ou ir ao encontro de quem o solicite e precise, na certeza de que permanece unido de coração e na oração a todos e a cada um dos que são Igreja neste concelho e a todos os que aqui vivem ou trabalham.

 

 

Mealhada, 2020/11/11

O Pároco

  1. Rodolfo Santos Oliveira Leite